A Trensurb tem realizado, desde a última semana, testes no trecho entre as estações Fátima, em Canoas, e Farrapos, em Porto Alegre. A atividade acontece como parte do plano de reconstrução das estruturas atingidas pela enchente, para avaliar as condições das vias.
Além de monitorar o sistema de energia da tração, para garantir a segurança dos equipamentos elétricos com o aumento do trecho de circulação de trens, os testes servem para observar possíveis variações e impactos na via tanto no interior dos trens quanto na estrutura ferroviária.
LEIA TAMBÉM: Como estão os estudos para garantir início das obras do Porto Meridional de Arroio do Sal?
O sistema de sinalização ferroviária e verificações completas de todos os sinais ao longo dos trechos mais afetados também são avaliados durante o processo. A movimentação das máquinas de chave (aparelho de mudança de via) e a verificação nos sistemas do código de velocidade (componente que libera a circulação do trem na via) completam a ação.
Retorno integral dos trens
Atualmente, os trens transportam passageiros entre as estações Novo Hamburgo e Canoas, pois a via foi atingida pela enchente de maio em Porto Alegre. O percurso de Canoas até a capital é feito de ônibus sem cobrança adicional.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
Conforme a empresa, o serviço de ônibus a partir da Farrapos será feito até dezembro, quando pretendem retomar a operação até a última estação, junto ao Mercado Público.
LEIA TAMBÉM