Nesta quarta-feira (31), a Trensurb realizará uma operação especial para atender o público ao fim da partida entre Inter e América Mineiro, válida pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, a partir das 21h30, no Beira-Rio.
A Estação Mercado – a mais próxima do estádio – fecha no horário normal (às 23h20) e reabre entre 0h15 e 0h50 de quinta-feira (1º). Dois trens partirão do local nesse período: à 0h30 e à 0h50.
Segundo a Trensurb, as demais estações do metrô fecharão no horário normal e funcionarão apenas para o desembarque durante o período de extensão do horário de circulação dos trens.
O Inter tenta reverter o placar de 2 a 0, que sofreu em Minas Gerais, para avançar a próxima fase da competição. De acordo com a Trensurb, caso a partida seja decidida nos pênaltis, os horários para transportar os torcedores colorados serão readequados conforma a necessidade para atender a demanda. A projeção do clube gaúcho é de que 40 mil torcedores compareçam no estádio.
A empresa recomenda que os usuários do serviço adquiram a passagem antecipada de ida e volta para evitar filas e agilizar o retorno. A Trensurb lembra que os validadores nos bloqueios (ou catracas) do metrô aceitam os cartões de bilhetagem eletrônica SIM, TRI e TEU.
Reclamação da torcida
Antes do anúncio da operação especial pela Trensurb no final da tarde desta terça-feira (30), torcedores do Inter usaram as redes sociais para criticar a empresa. Segundo os colorados, o serviço de ampliação de horários não acontece com frequência quando os jogos do clube ocorrem em horário mais tarde em Porto Alegre.
Na noite da segunda-feira (29), um torcedor usou o Twitter para questionar a Trensurb. “E a @trensurb hein? Nada sobre horário especial pra quarta?”, escreveu. “Bom dia! Não há previsão de operação especial para esta quarta. Para mais informações ou solicitações, fale com a Ouvidoria da Trensurb pelo 51 3363-8477 ou ouvidoria@trensurb.gov.br (atendimento das 7h às 19h de dias úteis). Desejamos uma boa semana!”, respondeu a empresa na manhã desta terça.
A interação gerou indignação a outros torcedores, que entre as alegações disseram que a empresa favorece o rival Grêmio nas operações de ampliação de horário do serviço nos dias de jogos na capital. “@Trensurb Boa tarde. Educadamente gostaria de saber porquê vários jogos do Grêmio onde a demanda era muito menor (jogos com 15.000 pessoas ou menos) tiveram horário estendido, e em jogos do Inter como o de amanhã onde a demanda será muito maior (previsão de 40.000 pessoas) não?”, questionou outro torcedor.
Por meio da assessoria, a Trensurb disse que o critério de definição não tem relação com os clubes, “mas com a demanda prevista, a localização do evento e o impacto nas rotinas operacionais e de manutenção”.
A empresa ainda enfatiza que “como a Arena é próxima da Estação Anchieta, acaba gerando demanda de usuários muito maior que qualquer jogo no Beira-Rio”.
E a @trensurb hein? Nada sobre horário especial pra quarta?
— Vinícius Rocha (@viniciusdaroc) May 30, 2023
@Trensurb Boa tarde. Educadamente gostaria de saber porquê vários jogos do Grêmio onde a demanda era muito menor (jogos com 15.000 pessoas ou menos) tiveram horário estendido, e em jogos do Inter como o de amanhã onde a demanda será muito maior (previsão de 40.000 pessoas) não?
LEIA TAMBÉM
— Rafael Costa ??? (@crafa1909) May 30, 2023