TRANSPORTE
TRENSURB: Segundo dia da operação emergencial tem aumento de passageiros; veja detalhes
Serviço de ônibus que liga Porto Alegre à Estação Mathias Velho também teve aumento na demanda
Última atualização: 31/05/2024 17:54
O segundo dia da operação emergencial da Trensurb foi marcado pelo aumento na demanda e uma tentativa de normalidade, dentro do possível, para os usuários. Até mesmo os vendedores ambulantes voltaram a utilizar os vagões como locais de venda nesta sexta-feira (31).
Em seu primeiro dia de funcionamento emergencial, na quinta-feira (30), foram transportados 3,7 mil passageiros entre as estações Novo Hamburgo e Mathias Velho, em Canoas. Os dados finais do segundo dia de operação serão fechados apenas no início da noite desta sexta.
Dentro das composições, era possível perceber havia um número reduzido de pessoas fora dos horários de pico. Mas, seguindo o que já acontece em tempos normais, os primeiros horários da manhã e o final da tarde seguem sendo os com maior volume de passageiros.
Embora demorada, a operação desta sexta foi marcada por uma adaptação maior dos usuários com o novo sistema, embora funcionários da Trensurb sigam orientando especialmente na Estação Unisinos, que serve de transbordo.
Saída de Porto Alegre
Para quem utiliza o serviço da Transcal para se dirigir do Terminal Conceição, no Centro de Porto Alegre, até a Estação Mathias, a operação fluiu melhor do que na quinta. Se no primeiro dia havia muita confusão e espera pelos ônibus, no segundo dia, os coletivos que atendem a essa população conseguiram cumprir uma frequência mais precisa, demorando cerca de 30 minutos para partir da capital até Canoas.
No sentido contrário, a operação de ônibus manteve o ritmo de quinta, saindo da Estação Mathias Velho apenas após a chegada do primeiro trem que partiu da Estação Novo Hamburgo às 8 horas. No mesmo horário, uma outra composição partiu da Mathias Velho no sentido contrário.
Na direção Canoas-Porto Alegre, o ônibus da empresa Transcal parte da Estação Mathias Velho, acessa a BR-116 até a Avenida Farrapos e termina o trajeto no Terminal Conceição.
Já no sentido contrário, o caminho é feito partindo do Conceição com acesso pela Farrapos, Rua Santo Antônio, Avenida Oswaldo Aranha e Túnel da Conceição até acessar a BR-116. A tarifa custa R$ 6,85 e pode ser paga em dinheiro ou através do cartão Teu.
Os coletivos transportaram 400 passageiros em 24 horários circulares, com uma média de 16 passageiros por viagem.