MOBILIDADE URBANA

Trensurb participa dos estudos de integração do transporte coletivo na região metropolitana

A proposta de implantação deste tipo de sistema foi lançada pela Granpal em março; entenda

Publicado em: 19/04/2023 15:15
Última atualização: 04/03/2024 16:53

A proposta lançada pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), presidida pelo prefeito de Esteio Leonardo Pascoal, para implantação de um sistema único de transporte coletivo ganhou mais um parceiro. Além da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), a Trensurb também vai cooperar com o projeto.


Trensurb Foto: Lucas Quadros/Trensurb

Em reunião realizada nesta semana, a empresa pública foi convidada a integrar o grupo de trabalho que busca melhorar as condições do serviço na região metropolitana. O objetivo da Granpal é concluir a proposta de integração até março de 2024.

No encontro, a Trensurb apresentou um estudo em andamento, que soma o investimento de R$ 4,6 milhões. A pesquisa busca qualificar a integração trem-ônibus ao longo de toda a linha atendida nos municípios de Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.


Pedro Bisch Neto Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

Segundo o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, o estudo vai apresentar levantamento de origem e destino, potencialidades, levantamento de linhas e horários de todas as empresas que atendem aos esses seis municípios.

Com isso, será possível promover uma integração com os ônibus de "forma mais rápida, mais simples e que seja mais interessante para o usuário, inclusive do ponto de vista tarifário", explicou. Conforme Bisch, a empresa deve avaliar ainda a qualificação da integração com meios de transporte alternativos, como bicicletas e patinetes.

Na semana passada, a Assembleia Legislativa promoveu audiência pública sobre o tema e ações como bilhetagem eletrônica unificada e fim de sobreposição de linhas foram assuntos de destaque.

Dados da Metroplan mostram que em 2020 foram transportadas 52,89 milhões de usuários na região Metropolitana, em 2021, 53,92 milhões e, no ano passado, 66 milhões. Quando comparado a 2019, antes da pandemia, a diminuição de passageiros em 2022 é de 33%. O resultado é que os itinerários caíram de 2.500 para 1.250, e a frota de coletivos foi reduzida de 1,7 mil veículos para 1,1 mil.

Já a Trensurb em 2019 levou 48 milhões de passageiros, enquanto que no ano passado foram 31,9 milhões, queda de 33,4% entre os dois períodos. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas