MOBILIDADE

TRENSURB: Estação Farrapos já tem data para reabrir? Veja a previsão

Estações de Porto Alegre estão fechadas desde o dia 3 de maio e trens operam entre Novo Hamburgo e Canoas

Publicado em: 13/08/2024 15:11
Última atualização: 15/08/2024 22:41

Com as operações suspensas desde o dia 3 de maio nas estações de Porto Alegre, a Trensurb está próxima de anunciar o retorno das viagens até Porto Alegre. Atualmente, os trens estão operando entre as estações Novo Hamburgo e La Salle (Canoas). Para chegar à capital, ônibus são disponibilizados na Estação Mathias Velho (Canoas), finalizando o trajeto.

Conforme a Trensurb, as viagens até Porto Alegre devem ser retomadas até o dia 20 de setembro, inicialmente até a Estação Farrapos. Com isso, seriam reabertas as estações Fátima (Canoas), Niterói (Canoas), Anchieta (Porto Alegre), Aeroporto (Porto Alegre), além da própria Farrapos. A recuperação do transporte metropolitana vai ao encontro da retomada dos voos no Aeroporto Salgado Filho, programado para o dia 21 de outubro.

LEIA TAMBÉM: Governo federal chama 80 famílias para receber primeiro lote de casas para vítimas das enchentes


Trensurb Foto: PAULO PIRES/GES

Após reestabelecer as linhas até a Estação Farrapos, o próximo passo será fazer com que os passageiros possam chegar à Estação Mercado, no Centro Histórico de Porto Alegre. A meta é que o serviço seja retomado até o dia 24 de dezembro, ainda com restrições de velocidade e intervalo maior entre as viagens.

VEJA MAIS: BR-386 tem bloqueios programados para mais de 10 pontos durante a semana; saiba onde

O levantamento realizado pela estatal identificou 55 projetos necessários para a recuperação total das operações. As reformas têm o valor estimado em cerca de R$ 273 milhões. Precisam ser reformados os sistemas de energia, sinalização, bilhetagem, via permanente, edificações e equipamentos. Com as enchentes, duas das cinco subestações da Trensurb (Porto Alegre e Canoas) foram danificadas de forma permanente.

Para garantir a operação até a Estação Farrapos, três cabines de proteção do sistema de abastecimento de energia, em Porto Alegre e Canoas, precisam estar em pleno funcionamento até 20 de setembro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas