Uma importante ação para a retomada da circulação de trens até a Estação Mercado, em Porto Alegre, foi realizada na tarde desta terça-feira (29). A Trensurb assinou o contrato com empresa vencedora do processo licitatório para a recuperação das subestações e cabines de energia elétrica, que foram afetadas pela enchente que assolou o Rio Grande do Sul em maio.
Após o contrato ser firmado, a Trensurb autorizou a Tecnova Soluções a iniciar os serviços. Representantes das duas empresas realizaram a primeira reunião técnica para alinhamento das próximas etapas.
Leia mais: Tempo seco ou chuvoso? Saiba previsão do tempo para os próximos 10 dias
“A ideia é que, no primeiro momento, coloquemos em funcionamento a subestação Farrapos com dois retificadores que traremos da subestação de energia Sapucaia. Isso vai nos permitir chegar até a Estação Mercado em 24 de dezembro”, explica o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Francisco Vicente. Atualmente, as viagens acontecem entre as estações Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, e Farrapos, na Capital.
Veja também: Está com o nome sujo? Saiba como participar do maior feirão da história da Serasa
De acordo com a Trensurb, no cronograma de trabalho estão a desmontagem de equipamentos danificados na subestação Farrapos e a instalação de equipamentos que permitam a subestação entregar energia para a movimentação dos trens, em complemento aos equipamentos adquiridos pela empresa metroviária da CPTM e já instalados.
Em paralelo, o cronograma prevê a encomenda de equipamentos novos e reconstrução de seis instalações elétricas (três subestações e três cabines de seccionamento e paralelismo), além de ajustes menores em outras seis instalações para funcionamento em conjunto e operação remota pelo centro de controle operacional da Trensurb.
LEIA TAMBÉM