Na próxima semana, a Secretaria Estadual de Logística e Transporte (Selt) deve conceder a autorização para continuidade dos estudos sobre a implementação de uma linha de trem ligando Porto Alegre a Gramado.
Além da continuidade dos estudos para criação da linha férrea de 84 quilômetros, também está previsto o envio de um projeto de lei que será proposto à Assembleia Legislativa e que visa fortalecer a base legal para o projeto e outros investimentos do tipo.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Mesmo sem data definida para os anúncios, o projeto segue em análise dentro do governo, que precisa liberar as licenças ambientais para que se inicie o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), etapa fundamental para que este tipo de projeto avance.
A proposta de criação da linha férrea pelas empresas RG2E Engenharia Consultiva, STE Engenharia e BF Capital. Juntas elas criam a empresa SulTrens, que tem capitaneado o projeto.
FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Existe a expectativa de que o trem, com capacidade de operar com viagens de até 130 km/h, comece a funcionar dentro de uma década. Contudo, apesar do otimismo, a Selt destaca se tratar de um processo ainda embrionário que depende de várias etapas. Este primeira seria apenas a continuidade dos estudos e planejamento.
Turismo
A empresa SulTrens foi criada em janeiro de 2024 especialmente para preparar a proposta de criação da linha de trem entre a capital e a Serra. O projeto original não prevê um atendimento visando a mobilidade urbana, sendo exclusivamente uma proposta com objetivos turísticos. A empresa foi criada na esteira da Lei das Ferrovias, aprovada em 2021, que amplia a exploração de linhas de trem pela iniciativa privada.
Por não ter fim de mobilidade a promessa é que o projeto, apresentado ainda em abril, não terá investimento público, sendo totalmente financiado pela iniciativa privada.
O plano inicial prevê a implementação de um trem com capacidade para 250 passageiros, partiria do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com intervalos de viagens entre uma e meia hora. O trajeto percorreria as regiões de Canoas, Sapucaia, Novo Hamburgo, seguindo por Nova Hartz até chegar a Gramado.
LEIA TAMBÉM