Com a entrega do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) realizado na tarde desta quarta-feira (4), a criação de uma linha de trem ligando Porto Alegre a Gramado avança mais um passo. O projeto que visa atender aos turistas que desembarcam no Aeroporto Salgado Filho, mas têm como destino final a Serra gaúcha, conta com apoio dentro do governo estadual.
LEIA TAMBÉM: TRENSURB: Reta final das obras necessárias para retomada até Estação Mercado; veja detalhes
Segundo a Secretaria de Transportes e Logística do Estado, a proposta elaborada pela empresa Sultrens pedindo autorização para implementar a operação de trem entre as duas cidades estava sem o EVTEA. Na semana passada, o estudo foi entregue à pasta, que fez a análise para liberação.
Titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) do Rio Grande do Sul, Ernani Polo é um dos entusiastas da proposta de retomada de uma linha férrea que liga capital e Serra. “Vamos fazer todo esforço para que o projeto possa avançar e se concretizar.”
ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Recursos privados
Um dos fatores que têm sido amplamente destacados por Polo é que o projeto é todo financiado pela iniciativa privada. “O governo sempre sinalizou positivamente que não colocaria nenhum tipo de empecilho”, destaca o secretário, que garante ainda não haver qualquer descuido com as regras necessárias para conceder as liberações.
Embora a proposta da Sultrens, empresa criada em janeiro deste ano em um consórcio entre RG2E Engenharia Consultiva, STE Engenharia e BF Capital exclusivamente para o projeto do trem, seja focado apenas em turistas, Polo acredita que o mesmo pode alavancar outras propostas de linhas férreas. “Talvez esse passo que será dado, e tomara que ele aconteça, possa desencadear um novo cenário.”
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
O projeto
Foi após a aprovação da Lei das Ferrovias, aprovada em 2021 e que ampliou a exploração de linhas de trem pela iniciativa privada, que se abriu o precedente para o investimento neste sentido. Em abril, o primeiro projeto foi levado até o governo do Estado.
O plano inicial prevê a implementação de um trem com capacidade para 250 passageiros, que partiria do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com intervalos de viagens entre uma e meia hora. O trajeto percorrerá as regiões de Canoas, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, seguindo por Nova Hartz até chegar a Gramado.
LEIA TAMBÉM