O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a criação de uma linha de trem ligando Porto Alegre a Gramado deve ser finalizado nesta quarta-feira (4), às 15 horas. A informação vem do secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec) do Rio Grande do Sul, Ernani Polo.
ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Com o EVTEA concluído e entregue ao governo estadual, o mesmo passará a ser analisado pela Secretaria de Logística e Transportes.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
Após esta etapa, o consórcio formado por três empresas que pretende criar a nova linha férrea precisará de liberações de licenças ambientais para o começo do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). O consórcio que vem elaborando o projeto de criação de uma linha férrea é assinado pelas empresas RG2E Engenharia Consultiva, STE Engenharia e BF Capital.
LEIA TAMBÉM: Novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil entra em operação; entenda como funciona
Para turismo
Com a expectativa de que o trem, com capacidade de operar com viagens de até 130 km/h, comece a funcionar a partir de 2031. O objetivo é que o trem atenda a demanda turística que desce no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, mas tem como destino final a Serra Gaúcha.
LEIA TAMBÉM