TURISMO NO RS
Trem do Pampa fará primeira viagem ainda neste mês; veja como vai funcionar o passeio
Composição com vagões batizados de Tannat e Cabernet vai partir da estação de Santana do Livramento sempre aos sábados
Última atualização: 12/07/2024 03:13
Falta pouco para o Rio Grande do Sul ganhar um novo atrativo turístico. O Trem do Pampa começa a funcionar ainda em julho na região da Campanha, reconhecida como referência na agropecuária e, mais recentemente, no enoturismo. A região é a segunda maior produtora de vinhos finos do Brasil.
AEROPORTO SALGADO FILHO: Fraport já tem data para apresentar diagnóstico da pista
O Trem do Pampa será operado pela Giordani Turismo. Partirá aos sábados da Estação de Santana do Livramento com parada na Estação de Palomas, totalizando 20 quilômetros. O trem contará com atrações artístico-culturais e degustação de vinhos, além de parada para visitação e degustação na Vinícola Almadén.
O roteiro estreia no dia 20 de julho. Terá três horas de duração, sendo uma hora e 10 minutos a bordo do trem. A composição é formada por uma locomotiva e dois vagões batizados de Tannat e Cabernet, castas emblemáticas da região.
Leia também: Estudo da Unisinos mapeia o Bioma Pampa
A proposta promete aguçar os sentidos dos turistas com apresentações artísticas dentro dos vagões, além de parada na vinícola para visitação e degustação de vinhos e espumantes Almadén, elaborados com uvas viníferas cultivadas nos vinhedos mais antigos do Brasil.
Dos 1.200 hectares da propriedade, 450 têm vinhedos próprios em espaldeira, todos mapeados. São 138 parcelas, das quais 111 estão em produção. Destas, a empresa preserva a história de 150 hectares com vinhas de quase 45 anos. Das 25 castas hoje cultivadas, surgem 13 vinhos (sete tintos, cinco brancos e um rosé).
INVERNO GAÚCHO: Ciclone vai estender a onda de frio no Rio Grande do Sul? Entenda
Também é de lá o Miolo Single Vineyard Cabernet Franc com IP Campanha Gaúcha e o Miolo Vinhas Velhas Tannat, ícone da unidade – um dos Sete Lendários da Miolo. Anualmente, durante a safra de pouco mais de dois meses, são produzidos aproximadamente 4,3 milhões de quilos de uvas, uma operação que gera mais de 400 empregos.
A operadora do Trem do Pampa tem experiência no assunto. Há 28 anos é responsável pela Maria Fumaça – o Trem do Vinho –, que sai de Bento Gonçalves e vai até Carlos Barbosa, passando por Garibaldi, na Serra Gaúcha. O roteiro tem 23 quilômetros.
Trem do Pampa é, na verdade, um veículo leve sobre trilhos
O Trem do Pampa opera com um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Marcopolo Rail, garantindo conforto e segurança para até 100 passageiros por viagem.
Os ingressos já estão à venda e custam R$ 135, incluindo viagem de ida e volta, degustação a bordo e visita à Vinícola Almadén. A aquisição pode ser feita na estação de Santana do Livramento ou no site www.tremdopampars.com.br. O telefone da central de vendas é (54) 3965-0088.
Crianças até 5 anos viajam gratuitamente no colo e moradores de Santana do Livramento e Rivera têm desconto de 50% no primeiro ano de operação. A atração tem autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).