NOVIDADE

Tratamento odontológico a laser é oferecido em unidades básicas de saúde de Sapucaia

Tratamento é mais eficaz, menos invasivo e com recuperação rápida, o que confere qualidade e resolutividade à assistência

Publicado em: 26/09/2024 14:14
Última atualização: 26/09/2024 14:14

Sapucaia do Sul inovou e agora oferece procedimentos odontológicos a laser dentro da atenção primária em saúde. A novidade, com uso de tecnologia de ponta, representa avanço nos cuidados com a população, uma vez que o tratamento a laser é mais eficaz, menos invasivo e com recuperação rápida, o que confere qualidade e resolutividade à assistência.

Tratamento é mais eficaz, menos invasivo e com recuperação rápida Foto: Divulgação

O projeto contempla todas as 30 unidades básicas de saúde da cidade (UBSs). Mensalmente, uma média de 3,5 mil atendimentos odontológicos são realizados na rede pública municipal.

A tecnologia a laser é amplamente reconhecida por sua precisão e segurança, sendo utilizada em diversas áreas da medicina. No campo odontológico, ela possibilita a realização de procedimentos como a descontaminação de canal, tratamento de lesões bucais e até prevenção e tratamento com maior conforto da mucosite, problema que acomete pacientes em tratamento de cânceres.

LEIA TAMBÉM: São Leopoldo tem mais de 16 mil pessoas ainda à espera do Auxílio Reconstrução

"Ao adotar esta tecnologia, Sapucaia do Sul coloca-se na vanguarda do cuidado em saúde pública bucal, demonstrando um compromisso contínuo com o bem-estar da população", comemora a secretária municipal de Saúde, Flávia Motta. Segundo ela, o laser na odontologia, incorporado à atenção primária, não só melhora a qualidade dos tratamentos oferecidos, como também contribui para a redução da necessidade de encaminhamentos para especialistas, desafogando o sistema público de saúde.

SAIBA MAIS: BR-116: Com sinalização deficiente, motoristas ainda se adaptam às mudanças após liberação de novas pontes

O cirurgião dentista que atua na UBS Pasqualine, Eigom Ferraz, enumera os ganhos com a implantação da técnica. “Dispormos do laser na atenção primária permite que façamos o acompanhamento integral do paciente, mantendo também o vínculo com ele”, destaca. Além disso, conforme Ferraz, atender o paciente perto da sua casa motiva a continuidade e a finalização segura do tratamento.


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas