abc+

RUMO ÀS PRAIAS

TRÂNSITO: Feriadão de ano-novo movimenta estradas gaúchas; saiba como está o fluxo em direção ao litoral

Free way (BR-290) já tinha trânsito intenso nesta sexta-feira (29); veja a previsão para as próximas horas

Kassiane Michel
Publicado em: 29/12/2023 às 11h:41 Última atualização: 29/12/2023 às 13h:05
Publicidade

A sexta-feira (29) é de estradas movimentadas no Rio Grande do Sul, principalmente em direção ao litoral norte. Hoje, a CCR ViaSul estima que 74,4 mil deverão se deslocar pela free way (BR-290) até o fim do dia.

TRÂNSITO: Feriadão de ano-novo movimenta estradas gaúchas; saiba como está o fluxo em direção ao litoral | abc+



TRÂNSITO: Feriadão de ano-novo movimenta estradas gaúchas; saiba como está o fluxo em direção ao litoral

Foto: CCR ViaSul

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

O trânsito era intenso no início da tarde desta sexta. Até as 13 horas, 29.357 veículos já tinham passado pela praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha, na free way, em direção às praias. No horário, passavam 67 veículos por minuto no trecho. A previsão da concessionária é que o trânsito intensifique a partir das 14 horas.

No sábado (30), são esperados 45,5 mil. Entre as 9 e as 15 horas é esperado o movimento mais intenso.

Já a partir de segunda-feira (1º) devem circular pela free way, em direção a Porto Alegre, 72,2 mil motoristas. O tráfego mais intenso será concentrado na terça-feira (2), quando quase 87 mil veículos estarão retornando à capital.

Qual o melhor horário para sair da Grande Porto Alegre em direção ao litoral norte?

Ida

  • sexta-feira: antes das 14 horas;
  • sábado: antes das 9 horas ou após as 15 horas.

Volta

  • segunda-feira: antes das 15 horas;
  • quarta-feira: depois das 9 horas.

Estradas estaduais

Para as estradas estaduais, também é esperado um alto tráfego no fim de semana de réveillon. A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) estima que, entre sexta e terça-feira, 499,5 mil veículos passem pelas rodovias administradas. As estradas mais movimentadas serão as que ligam a região metropolitana de Porto Alegre ao litoral. Na RS-040 são esperados 127,1 mil veículos nos cinco dias. Na RS-474, em Santo Antônio da Patrulha, são estimados 66,3 mil veículos.

Já em direção à Serra Gaúcha, o fluxo pode superar os 81,7 mil veículos na RS-239, na praça de pedágio de Campo Bom, 37 mil pela RS-235, na praça de pedágio de Gramado, e de 29,2 mil veículos no pedágio de São Francisco de Paula. Na RS-115, em Três Coroas, são aguardados 52,6 mil veículos nos cinco dias.

Horários de pico, segundo a EGR:

  • sexta-feira: a partir do final da tarde até a noite;
  • sábado: movimento intenso durante todo o dia. A circulação tende a aumentar 123% na RS-474 (praça de Santo Antônio da Patrulha), com estimativa de 12,9 mil veículos;
  • segunda: no retorno do litoral, a expectativa da EGR é que o volume de tráfego deverá ficar acima do normal durante todo o dia, mas principalmente no final da tarde;
  • principalmente nas primeiras horas da manhã, o fluxo estimado ficará acima do normal.

O trânsito também deve intensificar nas estradas da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), que estima um fluxo de 9 mil a 9,8 mil na praça de pedágio de Portão. Ainda, no trecho do free flow, entre Flores da Cunha e Antônio Prado, estima-se um aumento do fluxo por conta de turistas deslocando-se para o litoral catarinense e por conta do bloqueio da BR-116.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade