OBRA DA INDEPENDÊNCIA
Trânsito de veículos é liberado na Rua Brasil, no Centro de São Leopoldo
Consórcio São Leopoldo, responsável pela obra de modernização e revitalização da Rua Grande, realizou o recapeamento asfáltico sob a via pública na tarde de sábado
Última atualização: 04/02/2024 14:07
O trânsito de veículos foi liberado no cruzamento da Rua Independência com a Rua Brasil, no Centro de São Leopoldo. O Consórcio São Leopoldo, responsável pela obra de modernização e revitalização da Rua Grande, realizou o recapeamento asfáltico sob a via pública na tarde de sábado (3), liberando o acesso pela Rua Marquês do Herval, sentido BR-116.
O Consórcio finalizou a colocação da tubulação da rede de energia elétrica e da rede lógica (telefonia e internet) no cruzamento das duas ruas, deixando a tubulação pronta no lado direito da rua Brasil, sentido BR-116, onde será instalado um dos transformadores de energia elétrica.
Um grupo de concessionárias de telefonia trabalhou em conjunto para redirecionar os cabos de fiação telefônica e de internet no cruzamento. O Consórcio também iniciou na sexta-feira (2), o lançamento da tubulação de baixa e média tensão de energia elétrica e dos dutos da rede de lógica da primeira para a segunda quadra.
Concretagem das calçadas
Na primeira quadra da Rua Independência, entre a Avenida Dom João Becker e Rua Brasil, foi terminada a concretagem da calçada do lado direito da via pública. Agora, os trabalhos estão concentrados na concretagem da calçada do lado esquerdo, onde o serviço chegou na metade da quadra e deve ser finalizado durante essa semana.
As equipes trabalham em duas frentes no lado esquerdo: enquanto uma é responsável pela ligação das tubulações de energia elétrica nos ramais residenciais e comerciais vai à frente, outra trabalha na concretagem da calçada.
Segunda quadra
Na segunda quadra, o Consórcio terminou o serviço da rede pluvial no cruzamento da Independência com a Rua Osvaldo Aranha, onde houve a ligação com a galeria pluvial da Osvaldo Aranha, que foi construída no ano passado, em preparo ao início das obras da Independência.
O mesmo deve ocorrer quando a obra chegar na Rua Presidente Roosevelt, onde haverá a ligação da rede pluvial da Independência com a galeria pluvial da Presidente Roosevelt, em direção à Rua José Bonifácio.
O Consórcio São Leopoldo ainda trabalha na ligação das redes domiciliares e prediais na rede pluvial e da rede de esgoto cloacal nos dois lados da segunda quadra. A macrodrenagem da rede pluvial e do esgoto cloacal já foram concluídas.
A obra da Rua Independência
A revitalização da principal rua do comércio de São Leopoldo terá modernidade, tecnologia, desenvolvimento ambiental, social e econômico. Pela Independência circulam cerca de 30 mil pessoas por dia. A idealização do projeto estimado em R$ 50 milhões deve contemplar a questão de resiliência, priorizando a circulação das pessoas, com sinalização tátil, acessibilidade e inclusão.
Será feita uma rede nova de macrodrenagem da rede pluvial e nova rede de esgoto cloacal, substituindo o projeto da década de 50. A rede elétrica, de telefonia e internet será subterrânea e a via pública contará com uma nova iluminação pública mais eficiente com lâmpadas de led.
Haverá duas pistas para veículos, faixa compartilhada, com três faixas de travessia em cada quadra, fortalecendo o conceito de agilidade de travessia dos pedestres. A rua contará também com câmeras de segurança de alta definição, painéis informativos, de energia elétrica e rede lógica, lixeiras seletivas, bicicletários, estações de água quente e gelada e água para pet´s.