SECRETÁRIO

Transformar Porto Alegre em referência nacional em educação pública é objetivo de Pascoal

Ex-prefeito de Esteio assumiu pasta importante na prefeitura da capital

Publicado em: 07/01/2025 03:00
Última atualização: 07/01/2025 08:32

Ex-prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal foi o primeiro nome anunciado para o secretariado do segundo mandato de Sebastião Melo em Porto Alegre. No dia 18 de novembro de 2024, Melo divulgou o nome de Pascoal como titular da Secretaria Municipal de Educação. "Os resultados de Pascoal na educação de Esteio são inegáveis. Temos tudo para iniciar o próximo ano com avanços também em Porto Alegre", destacou Melo na data.

Leonardo Pascoal ao lado do prefeito Sebastião Melo e da vice, Betina Worm na posse Foto: Alex Rocha/PMPA

Em Esteio, a gestão de Pascoal resultou no aumento de 40% no número de escolas municipais e em 230% das instituições com ensino integral. Além disso, foi responsável por zerar a fila de educação infantil e reduzir a evasão escolar em 95%. Metas que Pascoal pretende bater também na capital gaúcha.

"O principal desafio é assegurar uma educação pública de excelência para todas as crianças e jovens da capital, reduzindo desigualdades e promovendo inclusão. Isso exige avanços em infraestrutura escolar, fortalecimento pedagógico e enfrentamento dos impactos da pandemia no aprendizado", diz.

Prioridade

"Um objetivo prioritário é zerar a fila de espera na educação infantil, com foco especial na etapa creche (0 a 3 anos), compromisso assumido pelo prefeito Melo e pela vice-prefeita Betina. Além disso, queremos transformar os esforços realizados em resultados concretos, como a elevação dos indicadores educacionais de Porto Alegre, reforçando a qualidade da educação oferecida", garante o secretário.

LEIA TAMBÉM: Parceria garante limpeza de van da Secretaria de Proteção Animal afetada pela cheia

Segundo Pascoal, práticas adotadas em Esteio deverão ser implementadas em Porto Alegre. "Diversas práticas adotadas em Esteio podem servir de inspiração, assim como fizemos lá ao trazer experiências exitosas de outras cidades e países. Entre elas, destaco os programas voltados à alfabetização, redução do abandono escolar, correção do fluxo escolar e ampliação da educação em tempo integral, que geraram resultados expressivos", conta.

"Nosso foco será implementar políticas baseadas em evidências, ou seja, que já demonstraram eficácia e têm potencial para melhorar significativamente a educação na capital", completa Pascoal. Conforme ele, os primeiros dias de trabalho têm sido dedicados ao mapeamento das demandas e desafios da rede municipal de ensino.

Referência nacional é o principal objetivo

Para esta nova missão, assumida no último dia 1º de janeiro, Pascoal tem metas e objetivos bem delineados.

“Meu principal objetivo é transformar Porto Alegre em referência nacional em educação pública, promovendo equidade e qualidade” resume. Para alcançar isto, o secretário já sabe o que fazer. “Quero fortalecer o aprendizado dos estudantes, valorizar os professores e construir um ambiente escolar acolhedor e eficiente, que inspire confiança e orgulho na comunidade. Trabalhar com metas claras e resultados tangíveis será fundamental para alcançarmos esse propósito”, explica.

SAIBA MAIS: São Leopoldo abre nesta terça-feira inscrições para contratação temporária de professores

Num diagnóstico preliminar, Pascoal conta que apesar de problemas a serem enfrentados, a pasta tem um grande potencial devido à qualidade dos profissionais, tanto na mantenedora quanto nas escolas.

“Identificamos como prioridade imediata o fortalecimento da relação entre a secretaria e as unidades escolares, promovendo uma gestão mais integrada e colaborativa. Também vamos intensificar o diálogo com as equipes pedagógicas, gestores e professores para alinhar as ações às reais necessidades da ponta, garantindo que o trabalho em rede seja qualificado e efetivo”, comenta. A rede municipal de Porto Alegre conta com 100 escolas próprias, além de 221 escolas conveniadas, essenciais para atender a Educação Infantil.

Aprovação de 80,8% na prefeitura

Pascoal concluiu sua gestão como prefeito de Esteio com uma aprovação de 80,8%, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Amostra. As entrevistas realizadas em todos os bairros da cidade foram coletadas entre os dias 27 e 28 de dezembro de 2024 e remetem ao reconhecimento da população pelos avanços alcançados durante a gestão, desempenhada em dois mandatos, entre os anos de 2017 a 2024. Para Pascoal, o resultado é fruto de um trabalho coletivo.

Pascoal encerrou seus 8 anos de governo em Esteio agradecido Foto: Acervo Pessoal

“Essa aprovação é o reflexo de uma equipe dedicada e do diálogo constante com a comunidade. Encerramos nosso mandato com a certeza de termos contribuído para transformar Esteio em uma cidade ainda melhor para viver”, destacou o ex-prefeito.

A pesquisa ouviu 400 pessoas e tem margem de erro de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas