abc+

MOBILIDADE

Transcal promete inserir mais ônibus para baldeação entre Canoas e Porto Alegre

Mudança no sistema de transporte gerou transtornos nesta segunda-feira (15)

Taís Forgearini
Publicado em: 15/07/2024 às 20h:23
Publicidade

O primeiro dia útil de operações após a mudança no sistema de baldeação da Trensurb entre a estação Mathias Velho, em Canoas, e Porto Alegre, foi tumultuado nesta segunda-feira (15). Os usuários da linha Mathias Velho/São Sepé, via Avenida Farrapos, com destino à Zona Norte da capital, relataram insuficiência no número de coletivos durante os períodos de pico.

Longas filas para linhas de baldeação até Porto Alegre



Longas filas para linhas de baldeação até Porto Alegre

Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

O transtorno foi registrado pelos usuários da Trensurb que necessitam utilizar a linha de ônibus da Transcal com acesso à Avenida Farrapos, que possui itinerário com paradas ao longo do trajeto, ou seja, em pontos próximos às estações até chegar no terminal Conceição, no Centro Histórico. Para o embarque, os usuários necessitam desembolsar R$ 6,85, diferente dos usuários da linha com destino único ao Mercado Público, na qual a operação é custeada pela Trensurb desde sábado (13). No entanto, a linha não permite desembarque fora do ponto final de destino (Mercado Público).

A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), responsável pela fiscalização do serviço oferecido, confirma a necessidade de ampliação da frota via Farrapos. “Tivemos uma demanda dividida, metade dos usuários da Trensurb que desembarcaram na estação Mathias Velho tinham como destino o Mercado Público, porém, os outros 50% necessitavam desembarcar antes, o que resultou em uma demanda maior para a linha via Farrapos”, explica o chefe de departamento de fiscalização da Metroplan, Paulo Osório.

Segundo Osório, nos horários considerados de pico não haverá tabela de horários para ambas as linhas de baldeação. “A partir desta terça-feira passa a valer a disponibilização por demanda, os coletivos sairão em sequência. Ontem, a linha via Farrapos estava com intervalo de tempo maior porque a demanda foi superior ao número de veículos disponíveis”, diz.

O chefe de fiscalização reforça que a empresa Transcal deverá adequar a operação a partir de hoje. “O descumprimento de ampliação da frota está passível de penalidade.”

Em nota, a Transcal confirmou o aumento de veículos para a linha Mathias Velho/São Sepé a Porto Alegre, em ambos os sentidos de viagem, para atender à demanda de passageiros não contemplados pelo serviço de transporte ofertado.

Conforme o site da Transcal, a linha Mathias Velho/São Sepé terá ônibus circulando no sentido bairro-centro a partir das 05h10 até as 17h40. Já o sentido bairro-centro terá viagens das 06h40 até as 19:30.

Segunda-feira difícil

Passageiro da linha Mathias Velho/São Sepé, o auxiliar de serviços gerais Jonas da Silva Pacheco, 30 anos, destacou a longa espera na fila como o principal problema. “Foi complicado, em especial, de Porto Alegre [via Farrapos] para Canoas. Os ônibus estavam lotados e não havia horários o suficiente. Moro na Capital. Para voltar para casa, estou novamente enfrentando fila. Espero conseguir um assento quando entrar no coletivo”, desabafou.

Para Pacheco, a operação especial de transporte precisa de ajustes. “Preciso descer na Farrapos, ou seja, preciso pagar para utilizar o ônibus. Acho que a gratuidade deveria ser ampliada, enquanto o trem não volta.”

O servidor público Rubens Moreira, 37, utilizou a linha exclusiva de baldeação ofertada pela Trensurb gratuitamente entre a Estação Mercado Público e o terminal de ônibus do Mathias Velho. “Usei para retornar para Canoas. Peguei o ônibus próximo das 17 horas, ele veio cheio. Quando todos os assentos ficaram ocupados, o motorista avisou que o pessoal que entrasse a partir daquele momento ia ir em pé, várias pessoas aceitaram porque o ônibus saía em seguida”, destacou.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade