Os preparativos para o 44ª Rodeio Nacional de Campo Bom já começaram. Neste sábado (24), dezenas de pessoas aproveitaram para iniciar a montagem dos piquetes que ficarão acampados no Parque do Trabalhador. O evento, que ocorre de 28 de fevereiro a 10 de março, promete ter recorde de competidores e de público.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Há 11 anos marcando presença na programação do rodeio, os amigos do piquete “Daquele Jeito” deram início às atividades com a montagem da estrutura que irá acompanhá-los durante os próximos 12 dias. Conforme o patrão e sargento da Brigada Militar, Fabiano dos Santos, 41, a turma se reúne sempre no mesmo lugar, desde 2012.
“Trouxemos madeira, lona, e até camiseta nova fizemos para o rodeio. Todo ano a gente se organiza. Tentamos trazer essa cultura para a família, para que não se perca o tradicionalismo, que é uma marca do nosso Rio Grande do Sul”, afirma Santos. Conforme o organizador, os filhos adoram a função. “A gente acredita que o que fica são os momentos”, completa.
Para o operador de máquinas Juliano Romano, 46, que participa com a turma há dois anos, reunir a família e os amigos é a principal motivação do piquete. “A gente tira o filho daquele mundo de televisão e celular. Aqui eles estão livres. São momentos que não esquecem mais”, diz. Para manter a organização de tudo, cerca de 15 pessoas se empenham durante a semana do rodeio.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Já em outro piquete, nove pessoas finalizavam os últimos ajustes. Entre um prego aqui, uma madeira ali, o grupo dividia a cuia de chimarrão e a animação por estar de volta ao piquete, já que faz mais de 10 anos que não acampam no rodeio. “Estamos voltando. Sempre estivemos em comunicação. Começou com o grupo no WhatsApp. Depois, cada um contribuiu com um pouco e começamos a montagem”, explica o médico veterinário do município, Mozael Taschetto, 39.
Para o construtor civil Márcio Biazus, 52, a expectativa para o rodeio é de se divertir. “Fazer a festa ficar bonita. Fazer churrasco, tomar chimarrão, beber uns tragos”, brinca. De acordo com ele, em uma das noites, cerca de 60 pessoas devem se reunir no piquete. “Estamos cultivando a cultura gaúcha”, ressalta Biazus.
Sobre o Rodeio
A programação do 44º Rodeio Nacional de Campo Bom está 100% definida com provas campeiras, danças tradicionalistas, shows, bailes e o tradicional Acampamento da Canção Nativa. Com início na quarta-feira (28), serão 12 dias de atividades até o dia 10 de março, um domingo.
No local, o público também encontrará áreas gastronômicas, vendas de produtos locais, acampamentos e até parque de diversões.
A realização é da Prefeitura e dos CTGs Campo Verde, Guapos do Itapuí, M’Bororé e Palanques da Tradição, com apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), da 30ª Região Tradicionalista do MTG e da Câmara Municipal de Vereadores.
Veja a programação inicial:
Quarta-feira (28):
20h – Show de Murilo Finger
Quinta-feira (29):
20h – 9º Acampamentinho da Canção Nativa
22h – Show de Thomas Machado (vencedor do The Voice Kids Brasil em 2017)
Sexta-feira (1º):
20h – 21º Acampamento da Canção Nativa (Fase Regional)
22h – Show de César Oliveira & Rogério Melo
Sábado (2):
8h30 – Bocha campeira trio e bocha 48 dupla
19h – Abertura Oficial
20h – 21º Acampamento da Canção Nativa (Final)
22h – Show de Joca Martins
Domingo (3):
8h30 – Bocha campeira trio e bocha 48 dupla
16h – Show de Luiza Barbosa
18h – Show do Quarteto Coração de Potro
Segunda-feira (4):
18h30 – Sessão da Câmara de Vereador
LEIA TAMBÉM