Os Touros Vermelhos estão na semifinal do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano da Divisão de Acesso (D2). No último domingo (12), o Canoas Bulls superou a equipe paranaense Guardian Saints nas quartas. A vitória por 7 a 6 garantiu a vaga na busca pelo título inédito. A semifinal será palco de um clássico, o Bulls enfrentará o Porto Alegre Pumpkins, no dia 26 de novembro, às 15 horas, no Complexo Esportivo da Puc, na capital gaúcha.
“Estarmos na semifinal representa a assertividade da direção na contratação e manutenção da comissão técnica, valorizando a sequência do trabalho, sempre primando pela evolução coletiva. Ela também demonstra a força do Bulls no cenário nacional”, avalia o técnico do Canoas Bulls, Gustavo Rech.
O time canoense retorna aos treinos técnicos e táticos no gramado no domingo (19). “Nossa equipe já está sob orientação do preparador físico Mário Machado e da fisioterapeuta Jéssica Quadros para atenuar os impactos físicos sofridos no jogo. No domingo, o foco é nos treinamentos em campo”, salienta.
O jogo
Com o gramado encharcado, pelo grande volume de chuva, o jogo ofensivo deixou de ser aéreo e se concentrou nas trincheiras em uma partida fundamentalmente terrestre. “Quando a chuva deu uma trégua, anotamos um touchdown por meio de uma conexão aérea”, relembra Rech.
Para o treinador, a partida disputada foi estratégica e equilibrada. Prevaleceram as defesas dos dois times. “Como era esperado pela comissão técnica, foi decidido no detalhe, em uma conversão do extrapoint pelo kicker do Bulls Leminhos”, finaliza.
Próximo desafio e seletiva de atletas
A primeira e única vez que o Canoas Bulls disputou uma semifinal na competição foi em 2019. “Vamos em busca do tão sonhado título. Os Touros Vermelhos seguem evoluindo. Temos um time experiente com jogadores dedicados. Estamos felizes pelas decisões assertivas da comissão técnica e a dedicação tática e física dos atletas”, enfatiza o treinador.
Para manter o alto rendimento, o Bulls está com seletiva on-line aberta para atletas com experiência. Interessados devem entrar em contato pelo link disponível na “bio” (perfil) do Instagram @CanoasBulls. “Para a próxima temporada, o objetivo é manter os atuais jogadores e qualificar o elenco. Atualmente, temos cerca de 50 atletas.”
Rech diz ainda não saber quais competições o clube participará em 2024. “Estamos planejando.”
Equipes, formato da competição e busca pela sonhada vitória
Além do Canoas Bulls e do Porto Alegre Pumpkins, as equipes Six Spartans e Jundiaí Ocelots disputam uma vaga para a grande final do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano – D2. “A CBFA [Confederação Brasileira de Futebol Americano] ainda não definiu a data da final. Esperamos estar nela”, diz o treinador dos Touros Vermelhos.
Ao todo, 25 times de todo o Brasil participaram da competição, divididos em seis grupos. O Bulls fez parte do grupo F, composto pelas equipes Gravataí Spartans-RS, Erechim Coroados-RS. Iron Tigers-SC e São Miguel Indians.
LEIA TAMBÉM