PREVISÃO DO TEMPO

Tornados mais graves dos últimos 20 anos na primavera se deram sob condições parecidas com as previstas para este ano

Primavera, que começa neste domingo (22), abre temporada de tempestades, segundo a MetSul; confira a previsão de chuva, temporais e vento no Rio Grande do Sul

Publicado em: 21/09/2024 10:24
Última atualização: 21/09/2024 10:28

Além do clima mais agradável, a primavera, que começa às 9h44 do domingo (22), abre o período com maior frequência de tempestades "não raro severas com intensos vendavais e granizo", explica a MetSul Meteorologia.

Em 2024, a estação deve ser impactada pelo Oceano Pacífico Equatorial mais frio do que a média com chance do fenômeno La Niña, que é o resfriamento anormal das águas do Pacífico.


Primavera é a estação com mais tempestades Foto: João Sormani/Especial

Apesar da previsão, neste momento, "as condições no Pacífico Equatorial são de neutralidade, ou seja, sem a presença de El Niño ou La Niña, diferentemente de 2023, quando nesta época do ano as condições eram de El Niño e forte."

CLIQUE PARA LER: O que esperar da primavera, que começa neste domingo?

Previsão de temporais

A MetSul destaca ainda que a frequência e a intensidade dos temporais varia a cada ano e, em 2024, com o Pacífico Leste mais frio do que o normal ou sob La Niña, "a frequência de tempestades não será tão alta como se estivéssemos sob El Niño, caso de 2023".

Segundo a empresa, a tendência é de que quando os temporais ocorrerem "podem ser muito fortes pelo maior contraste térmico entre massas de ar frio e quente".

Mesmo com a previsão de não serem muito frequentes, episódios de vendavais intensos e destrutivos localizados podem ser severos. "Os tornados mais graves dos últimos 20 anos na primavera no Rio Grande do Sul se deram na maioria sob La Niña ou Pacífico mais frio que a média", lembra a MetSul.

Outro alerta é de que, pelas tendências históricas, o risco de granizo é especialmente mais elevado quando o Oceano Pacífico está sob La Niña, como é o caso da primavera deste ano.

LEIA TAMBÉM: Construção das novas pontes da BR-116 sobre Rio dos Sinos está concluída; saiba o que falta para liberação do tráfego 

Previsão de chuva

A tendência para o trimestre de outubro a dezembro é de chuva irregular, com grande variação de cidade para cidade e volumes abaixo da média histórica. Além disso, em outubro deve chover mais que no restante do ano.

"Episódios de chuva volumosa e intensa regionalizados podem ocorrer com acumulados de precipitação muito altos em curto período, mesmo com o Pacífico frio ou sob La Niña, mas, no geral, o trimestre deve terminar com precipitação abaixo dos padrões históricos na maior parte da área de concessão."

CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas