Populares em países como Estados Unidos, Japão e Austrália, os tornados não são registrados com frequência no Brasil. No entanto, o município de São Martinho da Serra, região central do Rio Grande do Sul, foi atingido pelo fenômeno durante a tempestade deste sábado (27).
Moradores registraram o tornado avançando sobre lavouras e causando danos em propriedades rurais. Conforme meteorologista Estael Sias, as condições atmosféricas estavam propícias à formação fenômeno. “Observávamos de manhã nas imagens de satélite como a instabilidade sobre o Estado apresentava a forma da letra ‘V’ no sentido invertido, o que é característico de grande divergência na atmosfera.”
A profissional explica que em situações nas quais o vento sopra em sentidos divergentes, os tornados tem a formação favorecida. “Por isso, na esmagadora maioria das vezes em que tornados foram registrados no Rio Grande do Sul havia a presença de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera”, acrescenta a meteorologista da MetSul.
Segundo a Metsul, a passagem pelo fenômeno não deixou feridos no Estado e os danos se concentraram na área rural, onde um galpão acabou destelhado.
LEIA TAMBÉM