O fenômeno meteorológico que atingiu no último sábado (11) os municípios de Nova Santa Rita e Santo Antônio da Patrulha causou diversos estragos e um questionamento: o que aconteceu foi um tornado? Essa dúvida segue no imaginário popular, que se acostumou em presenciar o evento apenas pela televisão.
O secretário de Segurança Pública de Nova Santa Rita, Moacir Godoi, acredita que sim. “Possivelmente foi um tornado. Pelo tamanho do estrago e também por ter sido em uma área isolada.” Godoi explica que apenas parte do bairro Berto Círio foi atingida. “Uma faixa, um pavilhão foi destruído e quase ao lado, não.”
O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, vai na mesma linha. “Não sabemos bem o que aconteceu, mas foi uma situação bem assustadora.” Massulo salienta que foram atingidos os distritos de Catanduvinha, Miraguaia, Roça Grande, Serraria Velha, Morro Aguto, Mojolo e Evaristo. “Isso tudo na área rural, o centro da cidade ficou intacto.”
A reportagem apura para confirmar se o fenômeno registrado nos municípios trata-se realmente de um tornado.
Mais de 100 casas
No total, foram mais de 100 casas alvejadas pelo fenômeno no litoral norte. “Contabilizamos também mais de 50 postes caídos. Em alguns pontos inclusive foi registrada queda de granizo”, relata o prefeito.
Em Nova Santa Rita o número é semelhante. “120 casas atingidas, quatro delas com perda total”, diz o secretário de Segurança. Quatro famílias ficaram desabrigadas e foram para residências de parentes.
Ajuda nos municípios
Para auxiliar as famílias que tiveram as casas destelhadas e perderam os móveis, os dois municípios estão fazendo a distribuição de lonas e devem iniciar também a de telhas. Em Santo Antônio, a sede do Corpo de Bombeiros (RS 030, Km 54 – Parada 176) é utilizada como central para doações de móveis e eletrodomésticos.
Já em Nova Santa Rita, a população pode doar na Escola Miguel Couto (Avenida Getúlio Vargas, S/N), na Defesa Civil e na Assistência Social.
LEIA TAMBÉM