abc+

PROBLEMA RECORRENTE

"Todo final de semana é assim": Moradores de Estância Velha reclamam de constante falta de água

Segundo eles, há cerca de dois meses que o caso se repete semanalmente sem explicações

Dário Gonçalves
Publicado em: 13/10/2024 às 19h:50 Última atualização: 13/10/2024 às 20h:11
Publicidade

Moradores dos bairros Sol Nascente e Loteamento União, em Estância Velha, convivem com o mesmo problema há cerca de dois meses: a falta de água nas torneiras durante os finais de semana.

Conforme o morador Sérgio Giugno, de 70 anos, todas as alternativas possíveis já foram buscadas, mas o problema não foi resolvido. “Temos falta de água todos os finais de semana. A comunidade fez tudo que podia, agora pede para recorrer à última instância que são os veículos de comunicação”, disse.

Moradores se unem para pedir soluções quanto à falta de água | abc+



Moradores se unem para pedir soluções quanto à falta de água

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

O desabastecimento atual começou ainda na quinta-feira (10), e até o momento da publicação desta matéria, no domingo (13), ainda não havia retornado.

“Todo sábado falta água, às vezes se estende até domingo, às vezes até a semana. Já fizemos reclamações à prefeitura, que não é a responsável — é a Corsan [a responsável] —, mas ela tem que exercer essa função junto aos cidadãos. E até agora não conseguimos nada, apenas desculpas, dizendo que estão vendo”, acrescenta Giugno.

LEIA TAMBÉM: Manifestação por morte de empresária atropelada é marcada por emoção e desejo de justiça

Outro vizinho explica que no sábado (12), técnicos da Corsan chegaram a ir em algumas residências, e que naquele momento até havia água, mas muito fraca, e que acabou logo após a visita.

“Nós não temos essa explicação e não sabemos de nenhum ponto de vazamento que ocorra aqui pelo bairro. A falta de água sempre ocorre aos finais de semana e de uns dois meses para cá virou esse absurdo”, desabafa.

Moradores se unem para pedir soluções quanto à falta de água | abc+



Moradores se unem para pedir soluções quanto à falta de água

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Elisete Maria da Silva, 65 anos, conta que tem dois irmãos, sendo um com deficiência e outro com problemas de saúde. “Como que vamos lavar a roupa, trocar a roupa de cama? Na outra casa, mora minha filha que tem uma menina pequena, e não podemos nem fazer comida, tomar banho”, reclama.

Por volta das 16 horas deste domingo, técnicos chegaram à casa de Ionara Basto, 44, e foram informados de que uma outra equipe iria ao local porque se tratava de um problema não visível. “Mas não disseram quando voltariam. Na verdade, a gente acredita que não tem nenhuma previsão”, conta.



Sem água desde quinta-feira, os moradores também tentaram explicações junto ao site da Corsan, mas ao selecionarem a opção de “Falta de água – Situação do abastecimento”, a mensagem exibida era: “Atualmente não há registro de ocorrência de desabastecimento”. Já depois das 18 horas, o site informava que havia “interrupção do abastecimento de água em decorrência de Manutenção Corretiva”, e que a previsão de normalização é para o fim da noite.



Caminhão-pipa disponibilizado aos moradores

Em contato com a Corsan, a companhia informou na noite deste domingo que equipes trabalham intensamente na Rua dos Alpes para localizar um vazamento oculto, responsável pelo desabastecimento nos bairros Nova Estância, Sol Nascente, Rincão Gaúcho e União.

Como ainda não há previsão de normalização do fornecimento de água, a Corsan disse que, para minimizar os impactos do desabastecimento, um caminhão-pipa foi deslocado para atender os moradores. “Os técnicos da Corsan atuam no local com o auxílio de geofones, aparelhos que detectam ruídos hídricos não visíveis na superfície”, informou.

VEJA MAIS: RS tem alerta para rajadas de vento que podem alcançar 75 km/h nas próximas horas

No início da manhã, a companhia havia realizado manutenção em um registro, também localizado na Rua dos Alpes, que apresentou problemas durante a madrugada, ocasionando redução na pressão da água e períodos de desabastecimento em imóveis da região.

Sobre a falta de água nos outros finais de semana, a Corsan disse não ter estes registros. “Reforçamos a importância da comunidade abrir chamado, através dos diversos canais da Companhia, sempre que forem identificadas falhas no abastecimento. Para mais informações, estão à disposição o app Corsan, site corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço”, conclui a empresa.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade