O governo do Estado e a prefeitura de Canoas irão assinar o termo de cooperação para a instalação dos Centros Humanitários de Acolhimento (CHAs) no município, às 15 horas desta quinta-feira (6).
Canoas é uma das cidades mais afetadas do Rio Grande do Sul pelas enchentes históricas, que inundaram grande parte do lado Oeste do município e deixaram mais de 68 mil pessoas desabrigadas. O município irá receber dois CHAs, doados pela Agência da ONU para Refugiados (Acnur).
De acordo com o governo, o termo assinala a união de esforços, um plano de trabalho e um cronograma de execução para que os espaços possam ser construídos para abrigar pouco mais de 2 mil pessoas que não têm como retornar aos lares.
Ele será assinado na avenida Guilherme Schell, n° 10.470, próximo à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), local onde um dos centros habitacionais será construído. Uma das unidades, inclusive, já foi montada em um treinamento da Acnur com o Exército.
Outro centro será instalado no Centro Olímpico Municipal (COM), na Avenida Araguaia, 1151, bairro Igara, e irá abrigar de 800 a 1 mil pessoas. Já o da Avenida Guilherme Schell, poderá acolher 750 pessoas.
Assinatura em Porto Alegre
Em Porto Alegre, o termo será assinado para a formalização de três CHAs, também pelol prefeito do município, Sebastião Melo, e o governo do RS, às 13 horas no Centro Vida, bairro Costa e Silva. O local também será espaço de uma das estruturas.
LEIA TAMBÉM