O terminal de cargas (Teca) do aeroporto de Porto Alegre retomou as operações nesta terça-feira (11). Porém, o transporte de cargas só será feito pelo modal rodoviário, pois os pousos e decolagens seguem suspensos por tempo indeterminado, segundo a Fraport, empresa que administra o Salgado Filho.
O local foi vistoriado e recebeu aval da Anvisa, Receita Federal e Vigiagro para reabrir, pois a infraestrutura não foi afetada pela enchente que atingiu o Estado.
Entre janeiro e abril de 2024, 11,3 mil toneladas de cargas e malas postais passaram pelo terminal de carga. “Muitas cargas chegam por outros modais além do aéreo. Chegando aqui, fazemos o processo de nacionalização dessa carga”, explica Rodrigo Sousa, diretor comercial da Fraport.
Devido a enchente, as tarifas de armazenamento referentes ao período de 3 de maio a 14 de junho estarão suspensas. Todas as tarifas aeroportuárias são regidas por portaria da Anac. As movimentações de passageiros, voos e cargas podem ser conferidos no site do aeroporto. Clique aqui e acesse!
O que é o terminal de cargas
Inaugurado em julho de 2021, o empreendimento faz o processamento de cargas, tanto para a importação, quanto para a exportação. O complexo possui área de movimentação de caminhões com espera para 10 veículos, 587 vagas de estacionamento, 11 espaços locáveis, escritórios de órgãos públicos e 17 docas, sendo nove para atividades de importação e outras oito dedicadas à exportação. Localizado na avenida Severo Dullius, 800, bairro São João, o Terminal funciona 24 horas.
Quais são as principais cargas?
Os principais tipos de cargas são metal mecânico, eletrônicos, ferramentas, medicamentos, têxtil, couro, máquinas e equipamentos, perecíveis, automotiva, polímeros, animais vivos, agropecuária, hospitalar, alimentícias e cargas perigosas de todas as classes embarcadas em aeronaves.
LEIA TAMBÉM