abc+

PREVISÃO DO TEMPO

TEMPORAL: Vale do Taquari pode ter enchente maior do que a de setembro neste fim de semana?

Projeção é que o nível do Rio Taquari em Lajeado e Estrela seguirá subindo até o começo deste domingo (19)

Kassiane Michel
Publicado em: 18/11/2023 às 15h:56 Última atualização: 18/11/2023 às 15h:56
Publicidade

O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, usou as redes sociais para pedir que todas as pessoas atingidas na enchente de setembro saíssem de casa neste sábado. “A previsão é que nós vamos ultrapassar a catástrofe de setembro”.

Vale do Taquari viveu um desastre sem precedentes em setembro | Jornal NH



Vale do Taquari viveu um desastre sem precedentes em setembro

Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Assim como a fala do prefeito, a MetSul Meteorologia alerta que a enchente prevista para este fim de semana pode ser uma das maiores da história. 

“Os mais recentes dados de chuva e de níveis dos rios Taquari e das Antas sugerem que a cheia será de grandes proporções com cotas históricas”, avalia a MetSul.

A região será atingida por duas ondas de vazão. A primeira, é em consequência a chuva dos últimos dias. A segunda, será pela chuva das últimas horas.

Com o cenário, que já é crítico, a MetSul projeta que a cheia possa superar os 27 metros e seja maior que a registrada com o ciclone bomba de 2020. Assim, pode alcançar marcas parecidas com as da catástrofe de setembro deste ano.

O nível do Rio Taquari em Lajeado e Estrela seguirá subindo até o começo deste domingo (19). Em Estrela, o rio estava em 21,43 metros no no início da manhã deste sábado e chegou a 25,16 metros no começo da tarde.

Companhia Energética Rio das Antas alerta para vazões similares às de setembro

Também é o preocupante há um grande volume de água descendo da Serra pelo Rio das Antas. Em nota publicada na tarde deste sábado, a Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) disse neste sábado o Rio das Antas apresenta vazões similares às registradas no dia 4 de setembro e que pode superá-las.

“Com o compromisso de zelar pela segurança da população, a Ceran está monitorando e agindo de forma preventiva, junto às Defesas Civis dos municípios e de acordo com a Lei de Segurança de Barragens.”

Segundo a Ceran, as barragens não apresentam qualquer dano nem riscos estruturais nesse momento. “As condição das barragens está totalmente segura, sem qualquer risco de rompimento.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade