INSTABILIDADE
TEMPORAL: RS terá sequência de dias chuvosos e com vendavais; confira a previsão
Inmet e Defesa Civil já emitiram alertas para esta segunda-feira no Estado
Última atualização: 08/01/2024 16:14
Entre a tarde e a noite desta segunda-feira (8), tempestades podem voltar a atingir o Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, essas ocorrências serão pontuais, mas o risco é de chuva localmente forte e de temporais isolados com ventania.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A formação de nuvens carregadas na segunda metade do dia é favorecida pelas temperaturas elevadas em algumas regiões do Estado. Ainda assim, o cenário é de menor risco do que o de domingo (7), quando as temperaturas estavam muito altas e as tempestades de verão atingiram diversas cidades gaúchas, causando estragos principalmente no Noroeste e na Serra.
Em alguns municípios já choveu forte nesta manhã. Em São Gabriel, na fronteira-oeste do Estado, por exemplo, rajadas de vento — que chegaram a 76 quilômetros por hora, conforme registrado por estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) —, causaram queda de árvores e de energia elétrica.
Alertas
Até as 10 horas de terça-feira (9), parte do Estado, incluindo cidades como Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, estão sob alerta amarelo, de perigo potencial, para risco de temporais, segundo o Inmet. Os volumes de chuva esperados são de até 50 milímetros por dia, além de ventos de até 60 quilômetros por hora e queda de granizo.
Já a Defesa Civil do RS aponta que as regiões da Campanha, Fronteira Oeste e parte do Norte devem ter chuva, vento forte, descargas elétricas e eventual queda de granizo. O alerta é válido até as 19 horas desta segunda-feira
Instabilidade
A semana deve ser marcada por instabilidade no território gaúcho, segundo alerta a MetSul. Com isso, devem ser registrados diversos episódios de chuva localmente forte e, ainda, muitos temporais. "Temporais serão frequentes com transtornos e danos em diferentes cidades, uma vez que são esperados episódios de chuva localmente forte a intensa com muito altos volumes em curto período e ainda tempestades isoladas com risco de vendaval e queda de granizo", pontua o portal.
O Rio Grande do Sul vai enfrentar uma sequência de dias com risco para esses eventos climáticos. Até quinta-feira (11), além do tempo instável, haverá momentos de sol, calor e abafamento. Mas ainda neste dia, uma frente fria deve chegar ao Estado e, ao encontrar ar quente e úmido, deve favorecer o aumento da instabilidade.
"Modelos numéricos indicam nesta primeira metade da semana acumulados muito altos em pontos do Centro para o Oeste gaúcho, inclusive com volumes em algumas áreas acima de 200 milímetros", destaca a MetSul.
Essa instabilidade frequente é fortalecida por uma massa de ar quente e úmido, de origem tropical, que deve cobrir o Sul do Brasil ao longo da semana. Em alguns dias, a chuva já chega pela manhã em diversas cidades, mas a instabilidade tende a ser maior da tarde para a noite, à medida que a atmosfera aquece.