Durante toda a manhã desta segunda-feira (15), as equipes da Defesa Civil de Novo Hamburgo e Campo Bom atuaram para encaminhar ou solucionar demandas decorrentes do temporal que atingiu cidades do Vale do Sinos no final da tarde de domingo (14). Com rajadas de vento que chegaram a 70 km/h, as principais ocorrências atendidas foram quedas de árvores e destelhamentos de imóveis.
Em Campo Bom, 20 residências foram destelhadas. O maior número de imóveis atingidos foi no bairro Operária, entre as Ruas Ipê e Planalto. Também ocorreram destelhamentos no Porto Blos, no Firenze e no Aurora. “Fomos duramente afetados pelo temporal. Atendemos todos ontem de noite [domingo], com lona. Na manhã desta segunda já providenciamos telhas para que os moradores façam os consertos dos telhados”, explica Paulo Silveira, coordenador da Defesa Civil local.
TEMPORAL: Moradores evitam sair de casa por risco de serem eletrocutados em Campo Bom; veja imagens
Além disso, Campo Bom registrou a queda de 50 árvores. Também houve registro da queda de postes, como na Rua Universina de Oliveira, no bairro Paulista. Às 13 horas desta segunda, moradores ainda aguardavam a RGE para remover um poste da via. “Esse poste está energizado e nada da companhia atender nosso chamado. Até apareceram dois funcionários aqui, mas tiraram fotos e foram embora”, coloca Bianca Alves Garcia Machado, moradora da rua.
Em Novo Hamburgo, até uma casa desabou parcialmente
De acordo com o chefe operacional do órgão, Arci Darci Fetter Junior, aproximadamente 30 árvores caíram em vias públicas ou sobre calçadas em Novo Hamburgo. “Somente hoje de manhã [segunda-feira], repassei 10 endereços para a equipe das Obras fazer a remoção de árvores que quebraram com o vento”, explica.
Já o número de casas destelhadas chegou a nove, conforme o coordenador da Defesa Civil, tenente Claudiomiro da Fonseca. Para estes moradores, o órgão providenciou a distribuição de 300 m² de lona. Um dos locais destelhados foi um prédio residencial localizado na esquina da Rua Araxá com a avenida Nações Unidas. Até o final da manhã desta segunda (15), era possível ver vestígios da ocorrência. As telhas que voaram do prédio também arrebentaram fios de telefone e energia antes de espatifarem no chão.
Outra ocorrência grave ocasionada pelo temporal foi o desabamento parcial de uma casa, na Rua Andaraí, no Bairro São Jorge. Segundo a Defesa Civil, nenhum morador do imóvel se feriu. Eles foram removidos de casa pelo Corpo de Bombeiros e o local foi interditado.