CHUVARADA

TEMPORAL: Municípios da região monitoram nível dos rios do Sinos, Caí e Paranhana

Na maioria das cidades dos vales do Sinos, Paranhana e Caí, os números apresentaram elevação neste sábado

Publicado em: 18/11/2023 17:41
Última atualização: 18/11/2023 17:43

Os níveis de rios em municípios da região permanecem em monitoramento por equipes de defesas civis. Na maioria das cidades dos vales do Sinos, Paranhana e Caí, os números apresentaram elevação neste sábado (18).


Chuva em São Sebastião do Caí Foto: Prefeitura de São Sebastião do Caí

Na tarde deste sábado (18), no Vale do Paranhana, o Rio Paranhana estava em 4,5 metros em Igrejinha, quatro metros acima do nível normal, às 15 horas. Segundo a coordenadora da Defesa Civil da cidade, Alessandra Regina de Azambuja, na manhã deste sábado o pico foi seis metros, 5,5 metros acima do normal.

"Houve um pouco de baixa da inundação, mas está no limite. Não está com folga", explica Alessandra. Igrejinha tinha no horário 100 pessoas em quatro abrigos provisórios: Associação dos Moradores do bairro Cohab, escola luterana Redentor, Centro Comunitário do Loteamento Morada Verde e Pavilhão Católico do bairro 15 de Novembro.

Na medição das 15 horas em Taquara o Rio dos Sinos estava em 8,5 metros, 5,6 acima do nível normal. Com isso, o bairro Empresa e o loteamento Olaria já enfrentavam alagamentos. A Defesa Civil informa que, na madrugada, a medição apontou 7,654 metros.

No Vale do Sinos, Lindolfo Collor, até a última atualização da Defesa Civil, registrava o nível do Arroio Feitoria em 4,75 metros acima do leito. E em São Leopoldo, equipes da Defesa Civil informaram que às 9h30, em medição na régua instalada na Rua da Praia, o nível estava em 4,69 metros. Em Esteio, o Rio dos Sinos apresenta elevação, com nível atual de 2,75 metros às 14h45.

Em Campo Bom, a Defesa Civil informou às 15h30 que o nível do Rio dos Sinos estava em 7,02 metros e que a tendência é de rápida elevação nas próximas horas. A recomendação é que moradores de áreas ribeirinhas elevem os itens elétricos de suas casas o mais breve possível.

Já em Novo Hamburgo, a cidade apresenta elevação gradual do nível do Rio dos Sinos. Na última medição, às 15 horas, passou dos 6 metros e 51 centímetros, fator que pode gerar transtornos em locais próximos às margens, conforme informou a Defesa Civil.

No Vale do Caí, São Sebastião do Caí tem cenário de alerta máximo em decorrência do rápido aumento do nível do Rio Caí, que atingiu 12,86 metros às 12 horas deste sábado (18) e às 15 horas estava em 13,88 metros. Em Vale Real, o nível do rio chegou a 9,20 metros, o que causou alagamentos no interior da cidade e na Rua Rio Branco.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas