Uma linha de instabilidade chegou ao Rio Grande do Sul, trazendo chuvas fortes e temporais com ventos de até 100 km/h, na noite desta quarta-feira (3), segundo a MetSul Meteorologia.
- BR-116: Faixa na região central de Canoas é bloqueada a partir desta quinta-feira; veja como desviar
A linha de instabilidade chegou pela fronteira Sul do Estado, onde os ventos foram de 96 km/h durante a noite, em Bagé. Até 22 horas, os raios chegavam em grande quantidade pela região acompanhando o temporal.
Após, ela avança para a maioria do território gaúcho, durante esta quinta-feira (4). Porém, ela vai perdendo a força enquanto transita e, ao chegar em outras regiões, as chuvas podem não atingir grandes acumulados e, em alguns locais, nem chegar a chover.
As regiões com maior risco de passar por tempestades severas são o Oeste, Centro e Sul. Durante a sexta-feira (5), o Centro e a metade Norte serão os mais afetados, enquanto as demais regiões começam a receber um “ar mais seco e frio”, de acordo com a MetSul.
Com o avanço desse ar mais seco, elas terão um sábado (6) de Sol, com temperaturas agradáveis. Entretanto, isso não será por muito tempo.
No domingo (7), as chuvas podem voltar a atingir parte do Estado, com risco de tempestades em locais isolados. Os meteorologistas apontam Porto Alegre como uma das cidades que tem a possibilidade de fortes chuvas durante o dia.
Noite de ventos fortes e chuva em parte do RS
A instabilidade chegou nas regiões com chuva forte e muito vento. Na noite desta quarta-feira em Bagé, o Aeroporto Comandante Kraemer registrou rajadas de 96 km/h. Os acumulados foram de 22 milímetros até 21 horas na cidade.
Na cidade da Campanha, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos eram de 92 km/h entre 20 e 21 horas. Já em Sant’Ana do Livramento, a estação mostrou rajadas de 79 km/h.
A chuva até às 21 horas, de acordo com a rede oficial, foi de 28 milímetros em Dom Pedrito, seguida de 23 em Uruguaiana.
LEIA TAMBÉM