ALERTA

TEMPORAL: Instabilidade acompanhada de granizo e vendavais avança pelo RS; saiba o que esperar nas próximas horas

Segundo a MetSul, imagens de satélite mostram que a instabilidade que se formou no oeste gaúcho ganha força e se desloca

Publicado em: 22/12/2023 18:12
Última atualização: 22/12/2023 18:15

A MetSul Meteorologia alerta para o avanço de temporal nas próximas horas desta sexta-feira (22) no Rio Grande do Sul. A instabilidade acompanhada de vento forte e queda de granizo já atingiu municípios do interior gaúcho.

 QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!


Instabilidade acompanhada de granizo e vendavais avança pelo RS Foto: Ubiratan Júnior/GES-Especial

Segundo os especialistas, o risco de tempo severo atinge a maioria das regiões do Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também emitiu um alerta para tempestades que tem validade até a manhã do sábado (23).

No noroeste gaúcho já houve temporais com queda de granizo até de tamanho grande, conforme a MetSul. Há relatos de que Santo Antônio das Missões e São Luiz Gonzaga registraram temporais na tarde desta sexta.

De acordo com a MetSul, os temporais e formam numa atmosfera quente e úmida com acentuada convecção. O ar mais quente e, portanto, mais leve ascende na atmosfera e, com a umidade, forma nuvens de grande desenvolvimento vertical que são capazes de gerar chuva forte e temporais.

Instabilidade acompanhada de granizo e vendavais avança pelo RSReprodução/Redes Sociais
Instabilidade acompanhada de granizo e vendavais avança pelo RSReprodução/Redes Sociais
Instabilidade acompanhada de granizo e vendavais avança pelo RSReprodução/Redes Sociais

Até as 15 horas, a temperatura tinha passado de 35ºC em cidades do noroeste e dos vales, inclusive na parte norte da Grande Porto Alegre. Com a atmosfera muito quente e úmida, a instabilidade é significativa.

Segundo a MetSul, imagens de satélite mostram que a instabilidade que se formou no oeste ganha força e se desloca no sentido leste do Estado. Às 16 horas, as nuvens carregadas já alcançavam cidades da região central do território gaúcho.

A tendência é de que nas próximas horas o risco seja maior em cidades do norte e da metade leste na medida em que as nuvens avançam. Isso inclui o Planalto, o Centro gaúcho, os vales, a Grande Porto Alegre, a Serra, Alto Uruguai, e áreas do Sul gaúcho ao Norte de Pelotas. Não se antevê risco para o extremo Sul do estado.

A MetSul alerta para o risco de chuva localmente forte a intensa com curta duração, porém com chance de acumulado muito altos para algumas cidades.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas