Após um dia com máximas ainda muito altas em função da onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul desde a semana passada, a segunda-feira (18) deve terminar com virada no tempo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu dois alertas de tempestade para todo o Estado e boa parte da região Sul do Brasil.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Conforme a MetSul Meteorologia, áreas de instabilidade avançam do Uruguai e da Argentina enquanto o RS ainda precisa enfrentar o calorão entre sol e nuvens. Já no começo da tarde desta segunda, cidades do oeste e do sul gaúcho já registraram instabilidade. O Aeroporto Rubem Berta de Uruguaiana divulgou um boletim especial às 12h15 e reportou rajadas de vento de 87km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia da cidade registrou rajadas de vento de 96,5km/h entre o meio-dia e 13 horas.
Essa instabilidade deve atingir principalmente as cidades do oeste e do sul do Estado nas próximas horas, com chuva forte a intenso, bem como risco de temporais isolados de granizo e vento forte. Após, a precipitação alcança o centro do RS, onde aumenta o risco de temporal por conta das máximas elevadas.
Nas outras regiões, o calor desta segunda forma áreas de instabilidade isoladas entre o fim da tarde à noite. Até o fim do dia, há possibilidade de chuva em boa parte do território gaúcho. No entanto, a meteorologista Estael Sias enfatiza que, “como as precipitações tendem a ser isoladas, não deve chover em todos os municípios”, ou seja, há cidades que vão terminar o dia sem chuva.
A MetSul salienta que, em dias muito quentes ou impactados pela forte massa de ar quente, como é o caso desta segunda, aumenta o risco de temporais localizados com vendavais. Desta forma, nas próximas horas, episódios de vento forte, como os registrados na fronteira, podem ocorrer em outras regiões do RS. As rajadas podem ficar ao redor dos 100km/h.
LEIA TAMBÉM