ENCHENTE

TEMPORAL: Ginásio fica lotado com 150 pessoas desabrigadas com aumento do nível do Rio Caí

Municípios de São Sebastião do Caí e Vale Real enfrentam transtornos devido a forte chuva deste fim de semana

Publicado em: 18/11/2023 14:27
Última atualização: 18/11/2023 14:28

O cenário é de alerta máximo em decorrência do rápido aumento do nível do Rio Caí, que atingiu 12,86 metros às 12 horas deste sábado (18).

Chuva em São Sebastião do CaíPrefeitura de São Sebastião do Caí
Chuva em São Sebastião do CaíPrefeitura de São Sebastião do Caí
Chuva em São Sebastião do CaíPrefeitura de São Sebastião do Caí
Chuva em São Sebastião do CaíPrefeitura de São Sebastião do Caí

Contudo, o destaque recai sobre o Ginásio do Bairro Rio Branco, em São Sebastião do Caí, que abriga, até o momento, 46 famílias vítimas da enchente, totalizando 150 pessoas. O desafio iminente é evidenciado pela ocupação total do espaço, levando a Defesa Civil a tomar medidas rápidas para realocar os desabrigados. Conforme informações da Defesa Civil do Estado, a previsão é que o nível do Rio Caí ultrapassasse os 15 metros.

Ginásio lotado

O boletim informativo da Defesa Civil do meio-dia reporta um acréscimo preocupante de 30 cm no nível do Rio Caí nas últimas horas, elevando-o para 12,86 metros. A reação foi imediata e a Defesa Civil mobilizou esforços para remover as famílias de áreas ribeirinhas. O Ginásio do bairro Rio Branco, que inicialmente acolheu os desabrigados, já está saturado. Por isso, o Parque Centenário está sendo utilizado como local de acolhimento.

"Está é a maior enchente de São Sebastião do Caí. A situação está horrível. Estamos realocando pessoas desabrigadas e tem um número muito superior de moradores desalojados. Além disso, tivemos queda de galhos de árvores em telhados e diversas ruas alagadas, como Pinheiro Machado, Treze de Maio e São João", explica o coordenador da Defesa Civil, Ênio dos Santos.  

Situação no Vale Real

No município de Vale Real, o nível do rio chegou a 9,20m, o que causou alagamentos no interior da cidade e na Rua Rio Branco. Também houve um deslizamento de terra na RS-452, o que interrompeu completamente o transito na área.

"Conseguimos uma caminhonete 4x4 para ter acesso ao interior da cidade e averiguar como está a situação. Além disso, temos desabrigados que estão alojados no Ginásio Municipal", explica o presidente da Associação de Bombeiros Voluntários do Vale Real, Douglas Mielke. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas