- TEMPORAL: Risco de tempestade com vendaval no RS; saiba motivo e áreas mais atingidas
- TEMPORAL: Rajadas de vento de 107km/h? Saiba qual cidade foi atingida por vendaval
E para quem achava que os efeitos da onda de calor se encerravam no domingo (17), dia do pico do fenômeno, acordou nesta segunda-feira (18) com muito desconforto por conta do calorão. As mínimas registradas durante a madrugada na capital gaúcha foram de 25,6°C.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Nesta segunda, as máximas devem passar novamente dos 35°C com possibilidade de atingir os 40°C em algumas localidades. No entanto, assim como na quinta (14) e na sexta-feira (15), há possibilidade de virada no tempo no fim da tarde. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas laranjas, de perigo, para tempestade na região sul do Brasil, com vigência até as 23h59.
São esperados acumulados entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, bem como rajadas de vento de 60 a 100 km/h. Não se descarta a possibilidade de queda de granizo. A população deve estar atenta para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Conforme dados do Inmet, são esperadas pancadas de chuva e trovoadas isoladas à noite na região metropolitana.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o calor deve ceder no decorrer desta semana, justamente pela presença de nuvens e chuva irregular em alguns pontos. Os meteorologistas destacam essa maior umidade até sexta (22), que deve gerar abafamento e desconforto térmico, mesmo com o registro de máximas mais baixas do que o registrado no fim de semana.
LEIA TAMBÉM