MAU TEMPO
TEMPORAL: Defesa Civil orienta moradores sobre como ficar em segurança durante chuvas fortes que devem atingir o RS nesta semana
A partir desta terça-feira, novos temporais devem ser registrados em regiões gaúchas
Última atualização: 15/01/2024 20:46
Assim como foi o domingo (14), o restante da semana também deve ser de temporais. Já ao longo da terça-feira (16) devem ser registrados episódios isolados de chuva forte, acompanhados de descargas elétricas, eventual queda de granizo e ventos com mais de 70 quilômetros por hora em regiões do Rio Grande do Sul.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Campanha, Sul, Sudeste, Centro, Região Metropolitana e Litoral devem ser as partes do território gaúcho que serão mais atingidas. Na Campanha e no Sul, a previsão é que os acumulados fiquem em torno de 60 a 75 milímetros por dia, ainda podendo passar pontualmente dos 100 milímetros por dia. Nos Litorais Sul e Médio, as rajadas de vento devem ultrapassar os 90 quilômetros por hora, deixando o mar agitado e com risco de ressaca.
Já na quarta-feira (17), com a baixa pressão, o fluxo de umidade vindo de Norte do País e o deslocamento de uma frente fria pelo oceano, as tempestades se intensificam em praticamente todas as regiões do Estado. Assim, novamente devem ser registradas chuvas pontualmente intensas que devem trazer transtornos. Os ventos podem passar dos 80 quilômetros por hora durante os temporais e eventual queda de granizo.
Orientações da Defesa Civil
Antes da chegada da chuva, é importante que os moradores verifiquem as condições do telhado de casa e também a situação das árvores no entorno, conforme orienta a Defesa Civil do RS. Caso seja necessário algum reparo ou medida preventiva, o indicado é que seja feito o quanto antes.
Já durante as chuvas, o importante é ficar em segurança, retirar eletrônicos da tomada e fechar bem portas e janelas.
Para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre no seu município (como rotas de fuga, locais de abrigamento e fontes de risco), procure informações junto à Defesa Civil local.