Após passar pela Argentina e Uruguai, um sistema de tempestades chega no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (16). A previsão é que chuvas e ventos severos atinjam principalmente o sul e a região da Campanha durante o primeiro dia. Até quinta-feira (18), o fenômeno viaja por diferentes regiões do Estado, seguindo para Santa Catarina e Paraná.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Segundo a MetSul Meteorologia, o risco é de que acumulados sejam muito altos, passando dos 100 milímetros em poucas horas, causando alagamentos e inundações. Em algumas cidades, o nível pode ser ainda maior. Após, o fenômeno se desloca para o Centro e Oeste.
Ainda durante a terça, ventos intensos com potencial de destruição, que podem passar de 100 km/h, irão atingir a metade Sul, em especial Bagé, Chuí, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmas e outras cidades próximas. Não é descartado que os vendavais causem estragos em outras regiões, mas será de forma isolada. As rajadas não serão como as de ciclones, de longa duração, mas de forma rápida e com grande força.
Chuvas fortes e temporais na região metropolitana de Porto Alegre também são esperados até quarta-feira (17). A possibilidade é que a capital experencie volumes altos depois de amanhã.
- “Foi só o tempo de tirar minha esposa e meu filho que veio tudo abaixo”, relata morador de Campo Bom
Já ao longo de quarta, o sistema se distancia para o oceano, desta vez atingindo do Centro ao Norte do Estado. Na quinta-feira (18), o risco de temporais segue no Norte, com a maior parte do Estado apresentando melhora no tempo, apesar de haver chuva isolada. Ainda assim, ambos dias permanecem com grande presença de ventos.
O sistema então parte para SC e PR, onde encontra outra baixa pressão que avança do norte da Argentina para o Paraguai, favorecendo ainda mais seus efeitos.
LEIA TAMBÉM