O início do verão climático que, de acordo com a Metsul Meteorologia, é o período de dezembro a fevereiro, chegou com instabilidade em diversas regiões do Estado.
As regiões Sul e o Oeste do Rio Grande do Sul foram atingidas por temporais nas últimas horas com fortes a intensas rajadas de vento. No município de Arroio Grande, no Sul gaúcho, o vento causou queda de árvores e postes com falta de energia na cidade.
A cidade realizaria neste sábado (2), a etapa final do Campeonato Municipal de Futsal no Ginásio Municipal de Esportes Gita, mas o evento foi cancelado devido aos transtornos ocasionados pela chuva e rajadas de vento.
O Estado também teve grande incidência de raios. Levantamento da MetSul, com base no sensor GLM do satélite meteorológico GOES-16, mostra que até 9 horas deste sábado (2), o RS registrou 47.560 raios. Segundo os dados, os municípios que mais registraram descargas foram Livramento (6.536), Uruguaiana (5.793) e Quaraí (5.396).
Em Porto Alegre e região, que inclui o Vale do Sinos, houve chuva e raios na madrugada por nuvens que se formaram na dianteira do sistema de instabilidade na área Sul do Estado. Mas, o sol apareceu entre nuvens durante a manhã e predomina o calor e abafamento.
Chuva inunda Montevidéu
A chuvarada que chegou ao Rio Grande do Sul neste sábado (2), passou pelo Uruguai na sexta (1º) e deixou Montevidéu inundada.
Conforme a Metsul, uma das áreas mais críticas da cidade era a zona do cruzamento das ruas Paraguai e La Paz, na divisa entre o bairro La Aguada e o Centro, onde fica a histórica Estação Central da Administração Ferroviária do Estado (AFE), que ficou totalmente alagada após as fortes chuvas.
A emergência do Hospital de Clínicas, o principal da capital uruguaia, também ficou alagada.
A chegada do temporal trouxe fortes rajadas de vendos registrando queda de árvores e mais alagamentos em diversos pontos dos departamentos de Montevidéu, Maldonado, San José e Canelones.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags