VEJA IMAGENS
TEMPORAL: Chuva causa transtornos em cidades do Vale do Paranhana; veja como está a situação
Entre as 19 horas de sexta e as 7 horas deste sábado, Igrejinha registrou 84 mm de chuva; em Taquara, família foram tiradas de casa
Última atualização: 18/11/2023 11:04
A forte chuva que atingiu a região entre a noite de sexta-feira e a manhã deste sábado (18) causou transtornos em diversas cidades como: Igrejinha, Taquara e Rolante.
Segundo balanço da Defesa Civil do Estado, divulgado na madrugada, volumes elevados foram registrados na Serra gaúcha. Assim, a Defesa orientou as prefeituras de Santa Teresa a Estrela onde há possibilidade de inundação do Rio Taquari nesta manhã. Na região, o Vale do Paranhana foi fortemente atingido.
Confira como está a situação em cada cidade:
Igrejinha
Entre as 19 horas de sexta e as 7 horas deste sábado, Igrejinha registrou 84 mm de chuva. Às 7 horas, o Rio Paranhana havia atingido a cota de seis metros acima do nível.
Rolante
A cidade de Rolante enfrente uma forte enchente. Segundo a prefeitura, a cidade está ilhada. "Literalmente ninguém entra e ninguém sai da cidade", disse o município em nota publicada nesta manhã.
A Defesa Civil do município atua com caminhões e máquinas e com auxílio do Corpo de Bombeiros Voluntários para atender à comunidade. "Mais uma vez estamos passando por mais um período difícil, de enchente, de tantas que já ocorreram neste ano. Esta é uma das maiores, ou até maior do que a de junho."
O bairro Grassmann foi afetado pelas águas do Rio Areia e os bairros Contestado e Centro foram afetados significativamente pelo grande volume de água do Rio Rolante.
Taquara
Os temporais trouxeram danos para o interior de Taquara. Desde a madrugada desta sexta (18), equipes da Defesa Civil e Bombeiros trabalham, com apoio da Diretoria de Trânsito e Secretaria de Obras, na remoção de famílias de casas de áreas alagadas.
Foram registrados 132,08 milímetros de chuva nas últimas horas no município, conforme o Observatório Heller & Jung.
O Rio Padilha e o Rio da Ilha estão fora da calha, com obstrução da via na altura da Vila Teresa. Na localidade de Padilha, há registros de pontes pênseis arrancadas, deslizamento de terras nos acessos para o distrito, acúmulo de água nas estradas e falta de internet e energia elétrica.
Segundo o boletim da Defesa Civil da cidade, divulgado às 8 horas, o Rio Sinos transbordou, com água atingindo a Rua Lima, no Bairro Empresa. Já o Rio Paranhana estava elevado, mas também com transbordamento, interditando a Rua João Manoel Correa e alagando vias do Bairro Santa Maria. No bairro Eldorado, o acesso estava intransitável. Nestes três bairros, famílias estão sendo removidas para casa de familiares e alojamentos.
Riozinho
Devido à forte chuva, não há acesso para sair do município de Riozinho no sentido a Rolante. Segundo a prefeitura, as saídas estão interditadas com água.
Algumas localidades também estão sem acesso, como para o interior de Riozinho sentido Alto Riozinho, que abrange várias localidades como: Sampaio Ribeiro e Furnas.
Houve um desmoronamento de terra, queda de árvores na rede de luz. A prefeitura diz que a RGE não consegue acessar Riozinho para dar auxílio, porque também não tem como chegar, devido as inundações em Rolante.
Três Coroas
Em Três Coroas, no km 19 da RS-115, houve queda da barreira e o trânsito estava em meia pista às 10 horas, bombeiros voluntários de Três Coroas seguiam no local providenciando a desobstrução.