Uma programação especial para marcar a retomada do turismo em Canela. A Secretaria de Turismo e Cultura do município trabalha há alguns meses na organização da Temporada de Inverno, um dos eventos mais conhecidos da cidade.
Previsto para iniciar no dia 21 de junho, o calendário foi alterado em virtude da catástrofe climática que atingiu o Estado e região entre o final de abril e início de maio.
Contudo, o atrativo está confirmado e deve ter atividades uma semana mais tarde do que o projetado anteriormente. A Temporada de Inverno terá sua largada a partir do dia 29 deste mês e terá ações culturais até 11 de agosto.
“Estamos finalizando a programação da Temporada, agora neste momento, mais do que nunca ela é superimportante para essa retomada turística. Entendemos que é necessária, precisamos que o mês de julho reaja”, coloca o secretário Gilmar Ferreira.
Para o representante da pasta, o turismo é uma forma de fazer o Rio Grande do Sul volte a andar economicamente. “A primeira situação impactada é o turismo, é o primeiro que se deixa de gastar, com passeios, viagens, férias. Por isso estamos empenhados em fazer um evento bacana e para que nossa cliente venha contemplar”, explica.
O que está previsto
Durante cerca de um mês e meio, o público poderá assistir a shows de forma gratuita, na Praça João Corrêa, área central de Canela. As apresentações são sempre das 19h30 às 21 horas. “Um dos objetivos por esse horário é para não competir com a gastronomia local”, justifica.
Neste ano, a Temporada de Inverno promete retornar repaginada, com espaço e estrutura mais amplos. “Vamos fazer um formato diferente. Estamos construindo um deck central, aonde vamos ter uma praça de alimentação, para as pessoas terem mais espaço e ficarem mais confortáveis”, comenta o secretário.
Sobre os shows, diferentes estilos musicais foram contemplados e prometem atrair grande público. Devido às chuvas e o impacto no turismo, contudo, a pasta não projeta uma estimativa de participantes e visitantes na cidade no período. “Teremos a Tati Portela, no dia 29 de junho, a Banda The Travels, no dia 6 de julho. No dia 14 de julho, mesmo tendo a programação da Festa Colonial, por ser o dia mundial do Rock, vai ter o Star Beatles”, revela Gilmar.
De 5 a 11 de agosto, outra novidade, muito pedida pelo setor cultural, promete atrair a comunidade: a Feira do Livro.
Festa Colonial será de 12 a 28 de julho
Um evento dentro de outro. Assim pode ser descrita a Festa Colonial, que está inserida dentro da programação da Temporada de Inverno e ocorre de 12 a 28 de julho. Cuca e os tradicionais pães feitos na hora, nos fornos, marcarão a primeira edição desde que o espaço foi aberto de forma definitiva além da época de programação.
A exposição e venda de produtos das agroindústrias do interior canelense, nesta edição, terá um toque especial após as intensas perdas dos colonos da cidade. Será uma oportunidade de reconstrução e aquecimento da economia para os 20 produtores rurais que irão participar.
A abertura oficial do evento será com Garfo e Bombacha e a banda Nosso Balanço. No dia 13 de julho, o Grupo Retruco se apresentará; no dia 18, Os Atuais; 25 de julho, Porto do Som e o encerramento, dia 28, será com a banda Corpo e Alma. “Todas essas atrações mais voltadas ao nosso agricultor, nosso colono. A ideia é fazer uma festa super forte para eles, porque foi um dos setores mais impactados pela situação climática”, pontua o secretário de Turismo.
“Vamos ter muita comida, muita bebida e muita diversão, em um espaço bacana que será montado”, finaliza Gilmar.
LEIA TAMBÉM