abc+

TEMPO NAS PRÓXIMAS HORAS: Chuva chega à região com ventos intensos e risco de granizo; saiba quando tempestade deve passar

Instabilidade começou em cidades do Vale do Sinos, como São Leopoldo e Novo Hamburgo, ainda pela manhã, mas passou a ganhar mais força no início da tarde

Stefany de Jesus Rocha
Publicado em: 01/10/2024 às 15h:14 Última atualização: 01/10/2024 às 15h:15
Publicidade

Conforme previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva chegou à região nesta terça-feira (1°). A instabilidade começou em cidades do Vale do Sinos, como São Leopoldo e Novo Hamburgo, ainda pela manhã, mas passou a ganhar mais força no início da tarde.

Chuva chega à região nesta terça-feira | abc+



Chuva chega à região nesta terça-feira

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

O órgão alerta que a tempestade que atinge a região — bem como mais municípios de outras áreas da região metropolitana, do Sudeste, do Sudoeste, do Noroeste, do Centro Ocidental e do Centro Oriental gaúcho —, deve permanecer até as 10 horas da quarta-feira (2).

LEIA MAIS: PREVISÃO DO TEMPO: RS tem 3 alertas do Inmet para tempestades com vento de até 100 km/h e granizo

Durante este período, é esperado chuva de 20 a 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, com possibilidade de queda de granizo, além de ventos intensos, de 40 a 60 quilômetros por hora.

RS tem 3 alertas do Inmet para tempestades com vento de 100 km/h e granizo | abc+



RS tem 3 alertas do Inmet para tempestades com vento de 100 km/h e granizo

Foto: Inmet/Reprodução

Há, segundo o Inmet, baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

Além desse alerta amarelo, que indica perigo potencial, há outros dois avisos do Inmet para mais tempestades que devem atingir o Rio Grande do Sul nesta terça-feira. Estes, de cor laranja, que sinaliza perigo, são para outras regiões do Estado.

Orientações do Inmet:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade