CELEBRAÇÃO
Tempo de preparação para o Natal, Advento inicia neste domingo; entenda a celebração
Símbolos do Advento são a coroa, o pinheiro, a estrela, os presentes e as quatro velas, que são acesas em cada um dos quatro domingos que antecedem o Natal
Última atualização: 01/12/2023 08:30
Conhecido como a contagem regressiva para o Natal, o Advento inicia nesse domingo (3). Na Igreja Evangélica de Confissão Luterana, conhecida pelos leopoldenses como Igreja do Relógio, os preparativos para o Advento iniciaram nesta semana. Além da decoração tradicional, a programação conta com diversas ações que ocorrem até o dia de Natal.
Nos dias 3, 10 e 17 de dezembro, há cultos com duração de uma hora a partir das 9h30. No dia 24, o culto ocorre às 18h e às 19h30, e no dia 25, às 9h30, com a mesma duração. O cronograma conta ainda com os concertos Musicâmara e Encantos de Natal, que ocorrem respectivamente nos dias 14 e 17, com início às 20h e às 19h. Esse último é realizado pelo Coro Jùlio Kunz de Novo Hamburgo.
Durante a quinta-feira (30), a chefe de serviços gerais Clementina Sissgler, 56, preparou parte da decoração natalina junto à secretária Eliane Prado, 45. Segundo a equipe da Igreja do Relógio, a montagem do presépio ocorre apenas no dia 11 ou 12 de dezembro, junto à do pinheiro de Natal.
Qual é a origem?
De acordo com a pastora Angela Ulrich, da Igreja do Relógio, o Advento é o primeiro tempo do Ano Litúrgico, que antecede o Natal. “Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria na espera pelo nascimento de Jesus Cristo. Aprendemos na igreja e nos nossos lares que este é um tempo de espera”, explica. “Não uma espera passiva, mas de preparação para celebrar o nascimento de Jesus, o encontro de Deus com a humanidade”, acrescenta.
Ainda conforme a pastora, os símbolos mais importantes do Advento são a coroa, o pinheiro, a estrela, os presentes e as quatro velas, que são acesas em cada um dos quatro domingos que antecedem o Natal.