SEM LUZ, INTERNET, ÁGUA E SINAL DE TELEFONE
TEMPESTADE: Ventos atingem 107 km/h em Canoas, derrubam outdoor e deixam estragos; veja imagens
Pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas e levadas para abrigos por conta dos estragos causados pelos temporais em Canoas
Última atualização: 17/01/2024 13:17
Com ventos de até 107 km/h no município, o sistema de tempestades que passou por Canoas, na noite desta terça-feira (16) e madrugada de quarta-feira (17), deixou rastros em forma de destruição por toda cidade. A Cassol teve seu outdoor completamente destruído e derrubado na Avenida Farroupilha, Marechal Rondon. Não há registro de feridos.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Veja vídeo:
Força dos ventos e chuva
Os ventos antecederam a chuva, que começou por volta das 22 horas da noite, quando as rajadas se tornaram mais fortes, seguindo até 1 horas da manhã de quarta-feira (17). A Base Aérea de Canoas, que fica na Niterói, atingiu ventos de 107 km/h. Com 83.2 milímetros, o bairro Rio Branco foi o que apresentou os maiores volumes de água, seguido de:
- Marechal Rondon - 80.4;
- Niterói - 61.2;
- São Luís - 60.6;
- Mathias Velho 54.2;
- Estância Velha 32.4;
Sem luz, internet, água e sinal de telefone
Nos bairros Niterói, Fátima e Rio Branco há ocorrências de destelhamentos, queda de árvores e de fios. Muitos outros ficaram alagados, é o que a prefeitura de Canoas afirma até o momento, enquanto ainda estão avaliando todos os danos da cidade. Não se sabe exatamente a velocidade do vento, mas é indiscutível que a força foi enorme. Há árvores caídas também na Harmonia e Centro, relatam moradores.
Os mais afetados foram Rio Branco, Niterói, Fátima, Centro e Mato Grande.
Muitos também estão sem luz, internet e água no município, com locais não tendo, inclusive, sinal de telefone. Nos bairros Harmonia, Centro e Niterói o sinal variava, entrando e saindo do modo "somente chamada de emergências" para algumas operadoras de telefone, até 11 horas da manhã desta quarta-feira.
Segundo a prefeitura, último aviso da RGE informa que há 150 mil pontos sem energia elétrica até manhã de quarta. Em todo Estado, são 514 clientes sem luz, de acordo com a concessionária.
Às 12h49, a prefeitura atualizou os números da RGE e, de acordo com eles, Canoas registra 118 mil desligamentos de energia elétrica, em todos os bairros. A previsão de normalização é até a noite desta quarta, informa a concessionária.
"Em alguns locais, o fornecimento foi cortado por medida de segurança. Com a falta de energia, o abastecimento de água também foi prejudicado", explica.
A cidade inteira está sem água devido a falta de energia, informa a Corsan. "Seguimos com falta de luz nas cidades de Cachoeirinha, Gravataí, Canoas, parte de Viamão, Guaíba e Eldorado do Sul." A companhia diz estar trabalhando para restabelecer o fornecimento de água.
A redação da ABCMais tenta entrar em contato com as operadoras e continua aberta para manifestação.
Pessoas estão sendo retiradas de casa
A Defesa Civil, Bombeiros, subprefeituras, Guarda Municipal, agentes de trânsito e secretarias estão nas ruas da cidade, auxiliando os moradores que necessitam de ajuda.
As pessoas que precisam sair de suas residências continuam sendo encaminhadas para escolas, ginásios e municípios. Entretanto, muitas famílias se recusam a deixar suas casas.
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, até 13 horas desta quarta-feira, um grupo de 19 pessoas, sendo nove crianças, ficou desabrigado e foi acolhido no Centro de Convivência do Idoso (CCI), no bairro Nossa Senhora das Graças.
Precisa de ajuda?
Em caso de emergências com chuvas, alagamentos, ventos e granizo:
- Defesa Civil: (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764;
- Corpo de Bombeiros: 193;
- Guarda Municipal de Canoas: 153, (51) 3236-3888 ou pelo (51) 3236-3889;
- Centro Integrado de Comando e Controle (CICC): (51) 51 9301-4751;
Caso a emergência seja por queda de árvore ou alagamentos:
- Diretoria de Trânsito: 156;
Para atendimento com a RGE:
- WhatsApp: (51) 9 9955-0002
- Site: www.rge-rs.com.br
- Aplicativo: CPFL Energia
- Call Center: 0800 970 0900
Pontos de apoio:
Os ginásios à disposição para eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas:
- EMEF Paulo VI - Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima;
- Thiago Würth - Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho;
- EMEF Santos Dumont - Rua Arthur Bernardes, 654, Niterói;
- EMEF Erna Würth no CAIC - Av. Dezessete de Abril, 430, Guajuviras;
- Centro Esportivo São Luís - Rua Eng. Rebouças, 844, São Luís.