abc+

ESTRAGOS

TEMPESTADE: "Vento é maior ameaça", alerta meteorologista sobre temporais no RS

Tempo severo chega no RS com chuvas excessivas, tempestades com raios e vento, queda de granizo, além de vendavais intensos

ico_abcmais_azul
Publicado em: 16/01/2024 às 17h:52 Última atualização: 16/01/2024 às 17h:54
Publicidade

“Vento é a maior ameaça”, alertam os meteorologistas da MetSul Meteorologia sobre o sistema de tempestades que chega ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira (16). Começando na Argentina e passando pelo Uruguai, chuvas fortes e ventos de quase 140 km/h deixaram rastro de estragos pelos países, antes de chegar no Estado.

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Último temporal, no domingo, derrubou outdoor em Novo Hamburgo | abc+



Último temporal, no domingo, derrubou outdoor em Novo Hamburgo

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

O tempo severo chega no RS com chuvas elevadas a excessivas, tempestades com raios e vento, queda de granizo, além de vendavais intensos com rajadas acima de 100km/h. Há possibilidade de danos, segundo a MetSul.

Os ventos são a maior ameaça pois possuem o maior potencial para estragos, já que os vendavais serão fortes, podendo passar dos 100 km/h em certos pontos do RS. Quedas de árvores e postes, destelhamentos e falta de luz são alguns dos danos que podem assolar o Estado.

Os acumulados isolados podem ter de 100 a 200 milímetros até quinta, mas há possibilidade de cidades terem marcas de 200 a 300 milímetros. A região metropolitana de Porto Alegre, a mais densamente povoada do Estado, está na área de mais alto risco para volumes extremos.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade