Imagens impressionantes dão uma ideia da dimensão da supercélula de tempestade que avança pelo Uruguai em direção ao Rio Grande do Sul neste início de tarde de terça-feira (16).
O registro divulgado pela MetSul Meteorologia é de Karina de los Santos. O relato é que as nuvens avançam pela região de Artigas, perto da fronteira com Quaraí (entre Uruguaiana e Santana do Livramento).
Segundo a MetSul, a tempestade atingirá esta região do Estado nesta tarde, avançando depois para a região da Campanha e o Sul do Estado. Na sequência, avança para o Centro do Estado e a Grande Porto Alegre.
A previsão é que a região metropolitana e os Vales do Sinos, Caí e Paranhana sejam atingidos pela tempestade entre o fim da noite desta terça e a madrugada desta quarta-feira.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Estado emitiram novos alertas no fim da manhã desta terça. Os dois alertas do Inmet colocam o Estado em alerta vermelho, que representa “grande perigo”. Segundo a MetSul, pode chover no Estado em dois dias a média de dois meses.
O governador Eduardo Leite (PSDB) divulgou alerta em vídeo chamando atenção para o risco de enchente no Vale do Caí. Há risco de o Rio Caí atingir a cota de inundação nesta quarta.
LEIA TAMBÉM