HOSPITAL DESTELHADO

TEMPESTADE: Serviços de transporte, saúde e educação tem problemas no funcionamento por conta de temporal em Canoas

Hospitais e UPAs de Canoas estão atendendo, mas enfrentam problemas; cidade inteira está sem água e muitos bairros sem luz

Publicado em: 17/01/2024 14:03
Última atualização: 17/01/2024 14:06

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul causou danos em toda Canoas, dificultando o funcionamento dos serviços de saúde, transporte e educação, nesta quarta-feira (17). Os ventos chegaram a 107 km/h na cidade, na noite de terça-feira (16) e madrugada de hoje. Confira como estão os atendimentos dos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), escolas e transporte público:

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Em Canoas, município trabalha para reerguer cidade após temporalAmanda Furtado/PMC
Em Canoas, município trabalha para reerguer cidade após temporalAmanda Furtado/PMC

Hospitais

O Hospital Nossa Senhora das Graças, no bairro Marechal Rondon, está com as cirurgias eletivas suspensas temporariamente, já que o Bloco Cirúrgico foi destelhado pelo vento durante a tempestade, o que afeta também o Centro de Esterilização.

O atendimento continua no Hospital Pronto Socorro de Canoas, no Mathias Velho, já que estão usando geradores e estão tendo auxílio de caminhão pipa. Entretanto, os prontuários e laudos estão sendo feitos a mão, já que não há sistema.

Já o Hospital Universitário, localizado no bairro São José, continua operando, também com ajuda de usina de energia e abastecimento de caminhões pipa. De 20, duas cirurgias foram suspensas, assim como 50% das consultas devem ser até a tarde de hoje, pois o sistema está com restrições.

UPAs

Não há muitas informações sobre o funcionamento geral das UPAs de Canoas, a prefeitura explica apenas que as de Rio Branco, Caçapava e Guajuviras sofreram com alagamentos e estão usando os geradores. A Rio Branco está atendendo.

Escolas

Até 13h40 desta quarta-feira, a Secretaria de Educação informa que três escolas tiveram danos por conta da tempestade:

  • Na E.M.E. F. Tancredo de Almeida Neves, no bairro Estância Velha, houve queda de árvore sobre o muro;
  • No mesmo bairro, a mesma situação ocorreu com a Escola Rondônia e uma equipe está trabalhando para retirar vegetal e fazendo os devidos reparos;
  • A Escola Edgar Fontoura, Marechal Rondon, foi destelhada parcialmente.

Transporte público

Os trens nas estações de Canoas estão funcionando, de acordo com a Trensurb. Porém, o município está com 19 ônibus sem operação por falta de motoristas. Os bairros mais prejudicados são os que estão no quadrante nordeste da cidade, nos bairros Olaria, Estância Velha e Guajuviras.

As linhas são:

  • 05112 - L3 Boqueirão
  • 05101 - L3 AJ Renner
  • 05100 - L2 Centro
  • 05109 - São Nicolau
  • 05103 - Igara
  • 05106 - Instituto Federal
  • 05406 - João de Barro Indústria
  • 05104 - São José

A prefeitura afirma estar trabalhando para a retomada do funcionamento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas