PREVISÃO DO TEMPO
TEMPESTADE: RS tem três alertas do Inmet para novos temporais e aviso da Defesa Civil para inundações
Estado tem mais de 100 desabrigados, 12 feridos e uma morte confirmada por causa dos temporais da terça-feira
Última atualização: 17/01/2024 22:37
O Rio Grande do Sul teve um dia de trégua depois que foi atingido por uma tempestade que deixou rastros de destruição na terça-feira (16). De acordo com a atualização mais recente Defesa Civil, divulgada às 18 horas desta quarta-feira (17), 49 cidades foram afetadas sendo que 109 pessoas ficaram desabrigadas, 12 feridas e uma morreu.
Há milhares de gaúchos sem energia elétrica e com desabastecimento de água em decorrência da instabilidade, que também causa transtornos nas estradas federais e estaduais, com bloqueios parciais ou totais em alguns trechos. Apesar do dia sem novos episódios meteorológicos, os gaúchos devem ficara atentos para o risco de novos temporais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de risco de temporais para o Estado. Um deles é classificado pela cor vermelha, que tem grau de severidade classificado como grande perigo. Esse aviso tem validade até o meio-dia desta quinta-feira (18).
De acordo com o Inmet, na região metropolitana de Porto Alegre, noroeste, região central, nordeste, noroeste e sudoeste do Estado pode ter acumulado de chuva de até 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Além disso, há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Já o alerta laranja do Inmet, tem grau de severidade classificado como perigo, e além das áreas do território citadas no comunicado acima, também abrange o sudeste gaúcho. Neste aviso, o prognóstico é de chuva entre 50 e 10 mm/dia, ventos de até 100 km/h e queda granizo. Pode haver corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. A validade é até as 10 horas desta quinta-feira.
O último aviso tem validade até as 23h59 desta quarta-feira. Classificado pela cor amarela, que tem grau de severidade de perigo potencial, abrange a região metropolitana da Capital, sudoeste, sudeste e centro ocidental do Estado. Conforme o alerta, nessas áreas pode ter chuva entre 20 e 30 mm/h e ventos de até 60 km/h. Baixo risco de queda de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Defesa Civil alerta para temporais e alagamentos
Na noite desta quarta-feira, a Defesa Civil gaúcha emitiu dois alertas. O primeiro para risco de alagamentos, cheias em arroios e córregos, inundações em regiões ribeirinhas. O comunicado que tem validade até as 18 horas da quinta-feira, inclui a região metropolitana de Porto Alegre, os Vale do Sinos, Caí e Paranhana, além da Serra gaúcha e Litoral Norte. Mais cedo, um alerta para inundação do Rio Caí já havia sido divulgado.
O outro comunicado alerta para temporais, com chuva e ventos pontualmente fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo. O aviso é valido até as horas desta quinta e abrange os Vales do Sinos, Caí e Paranhana, além da Serra.
Uma publicação compartilhada por Defesa Civil RS (@defesacivilrs)
A orientação do órgão é estadual é para que em caso de emergência a população ligue para o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou para a Brigada Militar pelo 190.