Moradores do Rio Grande do Sul enfrentam diversos transtornos por conta das tempestades que atingem o Estado deste o último sábado (27). Conforme boletim do governo do Estado divulgado no fim da tarde desta terça-feira (30), 132,8 mil pontos estão sem fornecimento de energia elétrica e mais de 32 mil estão sem abastecimento de água.
De acordo com o levantamento, 92 mil clientes da RGE Sul e 40.800 clientes da CEEE Equatorial estão sem luz. Pela manhã, as duas empresa somavam 115 mil clientes sem energia elétrica. As consecionárias afirmam que equipes trabalham para reestabelecer o fornecimento o mais breve possível. O governo também informou que 32.073 clientes da Corsan estão sem abastecimento.
Além disso, há registro de problemas com serviços de internet e telefonia. Segundo o comunicado, 23 cidades estão sem esses serviços fornecidos pela Tim e 10 municípios não contam com esses servços da Claro. Nenhum município relatou problemas com a empresa Vivo.
Rodovias com bloqueios, mortes e afetados
O mau tempo também causa transfornos em rodovias federais e estaduais. Há pontos com bloqueios totais e parciais. A Defesa Civil gaúcha confirmou 5 mortes e que 18 pessoas estão desaparecidas em decorrência da instabilidade.
A última atualização do órgão estadual aponta que 77 cidade informaram que foram afetadas pela chuva, sendo que 3.742 pessoas foram diretamente atingidas. Há, ainda, 198 pessoas em abrigos e 95 desalojadas.
LEIA TAMBÉM