INUNDAÇÃO

TEMPESTADE: Risco de rompimento de dique aumenta a apreensão em Lindolfo Collor e prefeito pede socorro ao governador

Cerca de 200 pessoas estavam fora de casa nesta quarta-feira

Publicado em: 01/05/2024 09:21
Última atualização: 01/05/2024 14:46

O município de Lindolfo Collor é novamente castigado pelas fortes chuvas. Desde terça-feira (30), a força da água inundou ruas e provocou a remoção de moradores das suas casas. O prefeito Gaspar Behne informou nesta quarta (1º), que já são dezenas de famílias desabrigadas e que foram levadas a abrigos montados na cidade. "Os bairros Nova Esperança, Centro e 48 Baixa são os mais atingidos. São mais de 50 famílias desabrigadas, totalizando cerca de 200 pessoas fora de casa", revela.


Risco de rompimento de dique em Lindolfo Collor Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Não bastasse isso, o risco de rompimento de um dique aumenta a apreensão no município. O dique fica no entorno da maior indústria do município, localizada no centro da cidade, região que já está 50% embaixo da água. Desesperado com a possibilidade de uma tragédia, o prefeito decidiu apelar por ajuda ao governador Eduardo Leite na noite de terça.

O pedido do prefeito é por ajuda para abrir uma estrada para dar vazão a água acumulada no dique. O governador determinou a vinda de um engenheiro do Daer para avaliar a situação e decidir sobre o rompimento de uma avenida. "Essa indústria contratou uma empresa para fazer um sistema contenção no entorno do terreno para não romper este dique. Se ele romper, inunda todo espaço do Curtume Minuano, que é de 60 mil metros quadrados", explica Behne.

Além da contenção, a empresa está conseguindo bombear água do dique, que tem cerca de 3 metros de profundidade, para a avenida Capivara.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas