As chuvas causadas pelas tempestades que atingem o Rio Grande do Sul desde o último sábado (27) causam transtornos pelo Estado, que já confirmou três mortes e 18 desaparecimentos em decorrência do mau tempo. Em Três Coroas, na tarde desta terça-feira o Rio Paranhana atingiu nível de transbordamento.
Conforme o Corpo de Bombeiros Voluntários que atende o município, pelo menos, quatro bairros são atingidos pela cheia do rio: Moreira, Loteamento Eucaliptos, Vilão e CTG. De acordo com a corporação, algumas famílias já estão sendo abrigadas em escolas e no Centro do Idoso. Ainda não há informação da quantidade de desabrigado e desalojados. “O nível do rio continua subindo”, alerta Juliano Volkart, Presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Três Coroas.
Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), até as 16h18, choveu em Três Coroas 221.2mm nas últimas 72 horas, sendo 105.8mm de acumulado nas últimas 24 horas.
Os Bombeiros orientam a população que moram em áreas de risco, como ribeirinhos e encostas, que saiam de suas residências e abriguem-se em local seguro. Além disso, recomendam para que as pessoas não se arrisquem em atravessar áreas alagadas e para que evitem sair na rua se não for necessário.
Em caso de emergência a orientação é ligar para o 193 ou (51) 3546-6201.
LEIA TAMBÉM