TEMPORAIS

TEMPESTADE: Região tem vento de 70 km/h, estragos em casas, falta de luz e aulas suspensas devido ao mau tempo

Em Taquara, parte da estrutura de uma casa caiu durante o temporal e mulher e criança precisaram ser socorridas

Publicado em: 21/03/2024 07:26
Última atualização: 21/03/2024 09:09

Após uma noite de calor, a região metropolitana registrou temporais por volta das 5 horas desta quinta-feira (21).


Temporal causou estragos em residências de Taquara Foto: Prefeitura de Taquara

Conforme a MetSul Meteorologia, vento forte foi registrado em diferentes pontos:

  • 114 km/h em Rio Grande;
  • 110 km/h em Capão do Leão;
  • 107 km/h em São Borja;
  • 91 km/h em São Luiz Gonzaga;
  • 91 km/h em Santa Maria;
  • Canguçu 90 km/h;
  • Porto Alegre 90 km/h.

Além dos dados da MetSul, de acordo o observatório Heller & Jung vento de 71,6 Km/h foi registrado em Taquara.

Mulher e criança feridas em Taquara

Na cidade do Vale do Paranhana, estragos foram registrados. Conforme a prefeitura, houve destelhamentos parcial em duas residências na Rua Mascarenhas, outras três na Rua Miraguai e uma na Olaria, no Bairro Empresa.

Na residência da Rua Olaria, parte da estrutura caiu durante o temporal e uma mulher 35 anos e uma criança 9 anos ficaram feridas. Elas foram levados ao Hospital Bom Jesus por familiares. Conforme o Hospital, as pacientes não tiveram ferimentos graves e foram liberadas antes das 8 horas.

O município distribuiu lona para nove famílias atingidas. 

Transtornos no Vale do Caí

Foram registradas queda de árvores e de barreira no Vale do Caí. O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) afirma que a VRS-826, em Alto Feliz, no Vale do Caí, teve bloqueio parcial no km 11 após erosão do asfalto e queda de barreira.

A Defesa Civil de São Sebastião do Caí diz que há registros de estragos na decoração de Páscoa, na praça central. Também ocorreram dois destelhamentos parciais. Um deles foi em uma residência no bairro São Martim e o outro de um galpão, de uma chácara. Alguns galhos de árvores caíram no bairro Vila Rica e também no bairro Navegantes. No Parque Centenário, a RGE trabalha para reestabelecer a luz após um galho atingir fios.  

Aulas suspensas em escola de Novo Hamburgo

Até as 7 horas, não havia relatos de estragos em Novo Hamburgo devido a chuva. Como medida de prevenção, a Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha decidiu suspender as aulas do turno da manhã. "Emitiremos novo comunicado às 11h30min sobre a situação das atividades para os turnos da tarde e da noite", anunciou a instituição por volta das 6 horas nas redes sociais.

Falta de luz

Além de Taquara, cidades como Porto Alegre e Canoas tinham falta de luz no início da manhã. Em Novo Hamburgo, moradores relatam um breve momento sem energia elétrica, mas que logo retornou. 

Na área da RGE, a empresa disse às 9 horas que o temporal "atinge toda a área de concessão". "As regiões mais afetadas ate o momento são Canoas, Missões, Central, Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Vale do Sinos e Pampa." Ao todo, 419 mil clientes enfrentam desabastecimento, representando 14% do total de clientes da empresa.

Já na área da CEEE Equatorial, 752.085 clientes estavam sem energia nesta manhã. "As regiões mais atingidas são Metropolitana, Sul e Centro-Sul."

Alertas de tempestades seguem durante a quinta-feira 

Os riscos de granizo e vendaval se estendem até o fim da manhã desta quinta-feira em todo o Estado, conforme alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

A previsão é de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Também há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas