As tempestades previstas para o Rio Grande do Sul estão avançando pela Argentina e Uruguai. Alertas emitidos pelo Serviço Meteorológico Nacional da Argentina se concretizaram na tarde desta quinta-feira (19).
Conforme a Metsul Meteorologia, fortes chuvas e rajadas de vento foram registradas nas províncias de Buenos Aires, Corrientes, Entre Rios, La Pampa, Rio Negro e Santa Fé. Houve também registro referente a queda de granizo, em alguns pontos da capital argentina e no Oeste do Uruguai, as pedras atingiram entre 5 e 8 centímetros de diâmetro.
PREVISÃO DO TEMPO: Vale do Sinos tem alertas de tempestade divulgados pelo Inmet
Os estragos alcançaram as regiões de Mendoza, La Rioja e Córdoba, onde houve registro inclusive de neve. Já no Uruguai, o Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) alerta comunicando sobre “temporais fortes e ocasionalmente severos, acompanhados de chuvas abundantes e copiosas.”
No RS foram emitidos cinco novos alertas para risco de tempestade. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de queda de granizo, ventos intensos de até 100 km/h e chuva que pode chegar aos 100 milímetros/dia.
Segundo o órgão federal, todas as regiões do Estado devem ser atingido. Entre os alertas, quatro são de cor laranja, o que representa perigo. Um quinto alerta é amarelo, ou seja, com risco mais brando. No site do Inmet é possível ver a vigência de cada aviso.
Os meteorologistas explicam que a instabilidade deve se concentrar entre a noite desta quinta, a madrugada e manhã de sexta-feira. O motivo é o avanço de uma frente fria, trazendo nuvens carregadas com raios e chuva.
CONFIRA: Data festiva ou política? Saiba qual a origem do feriado de 20 de setembro no RS
Granizo em Bagé
Apesar da previsão de chegada da chuva no turno da noite em algumas regiões, moradores de Bagé, na região da Campanha, registraram a queda de granizo durante a tarde de quinta-feira. Pelas imagens é possível perceber que as pedras são menores em relação aos registros argentinos, ainda assim caíram em grande quantidade.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags