A prefeitura de Canoas decretou na tarde desta quarta-feira (17) situação de emergência devido ao temporal que atingiu a cidade na noite da terça-feira (16). Conforme o documento publicado no Diário Oficial do município, dados preliminares apontam que o acumulado de chuva foi superior a 78 mm e as rajadas de vento atingiram 100 km/h.
A tempestade causou estragos em diversos bairros e afetou serviços, como transporte público e saúde. O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) suspendeu temporariamente as cirurgias eletivas em função do destelhamento no Bloco Cirúrgico, afetando o Centro de Esterilização. Já o Hospital Universitário (HU), teve que reagendar duas cirurgias e algumas consultas devido a restrições no sistema, já que ele conta com o auxílio da usina de cogeração de energia e abastecimento permanente de água com caminhões pipa.
Já o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) registrou alagamentos durante a noite de terça na área de apoio, mas os serviços não foram afetados. Os atendimentos foram mantidos com o uso de geradores e com auxílio de caminhão pipa para abastecimento de água. Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também tiveram alagamentos, mas os atendimentos já foram normalizados. Dois postos de saúde tiveram os serviços afetados devido a quedas de árvores.
Conforme a administração municipal, até o fim da tarde, 17 pessoas estão abrigadas no Centro de Convivência do Idoso (CCI), onde estão sendo amparadas e recebendo refeições. O espaço pode acolher 40 pessoas e oferece colchões, cobertores e travesseiros.
O município também está recebendo doações de alimentos prontos ou marmitas, além de itens de higiene que podem ser entregues na Rua Clemente Pinto, 92, no bairro Nossa Senhora das Graças.
Pelas redes sociais, a prefeitura informou que a Corsan deve retomar nesta noite o abastecimento de água, que foi prejudicado pela falta de energia elétrica. “A empresa está usando geradores e o fornecimento de água aos canoenses deve ser normalizado até a manhã de quinta-feira (18)”, diz trecho da publicação.
LEIA TAMBÉM